Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadora pede placas informativas sobre posse responsável de pets

COMPARTILHE

Muitas pessoas levam os seus bichinhos de estimação para passear em locais públicos, porém nem todos cuidam de seus pets com a responsabilidade necessária para uma boa convivência. Foi por isso que a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) fez uma indicação pedindo à Prefeitura de Jaraguá do Sul a implantação de placas informativas sobre a posse responsável de animais de estimação. Essas placas seriam colocadas, principalmente, em áreas de convivência como a Via Verde, Arena Jaraguá, Praça Ângelo Piazera, Parque de Inovação entre outras.

Em abril deste ano, Nina já havia feito uma solicitação ao Executivo para uma campanha informativa sobre a posse responsável e os cuidados com os pets. A campanha seria baseada na lei n° 6.988/2014, que regra algumas condutas sobre o tema. A lei estabelece, por exemplo, algumas obrigações dos proprietários de animais de estimação, como a chipagem para cães e gatos, o uso de coleira para animais de grande porte e, em especial, o recolhimento de dejetos fecais deixados pelos pets em vias públicas. Esta é a principal motivação para os pedidos da vereadora.

Conforme Nina explica, existem casos em que os donos dos bichinhos saem com eles para passear, mas não recolhem o cocô feito pelo caminho. O artigo 8° da lei n° 6.988/2014 diz: “O condutor do animal fica obrigado a recolher os dejetos fecais eliminados pelo mesmo em vias e logradouros públicos”.

Essa mesma lei prevê punições a quem desrespeitá-la. Há advertência por escrito para infrações leves, apreensão dos animais, pode haver interdição de estabelecimento comercial de pets e, inclusive, multa para os infratores. As multas podem ser de 2 a 5 UPMs (Unidade Padrão Municipal) para casos graves e de 6 a 10 UPMs para casos gravíssimos. Atualmente a UPM em
Jaraguá do Sul está fixada em R$ 189,60. Ou seja, a multa para quem comete infração gravíssima pode chegar a R$ 1.896,00.

Para Nina, essa é uma questão de conscientização e educação da sociedade. “É importante manter a população informada sobre o assunto através de orientações sobre a posse responsável, a exemplo de outros municípios que mantêm em suas vias e parques placas informativas neste sentido”, destaca.

A indicação foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta terça-feira (29) na Câmara Municipal e enviada ao Executivo para avaliação.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 29/06/2021