Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadora propõe campanha Janeiro Branco para conscientizar sobre a saúde mental 

COMPARTILHE

A vereadora Nina Santin Camello (PP) é a autora do projeto de lei que pretende criar o Janeiro Branco em Jaraguá do Sul, uma campanha que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. A data existe desde 2014 em outras cidades e elegeu o mês de janeiro porque é no início do ano que as pessoas estão mais propensas a traçar metas, focar mais em seus objetivos e repensar a vida. 

Para Nina, a saúde mental ainda é um assunto pouco discutido na sociedade. Ela argumenta que o aumento de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade é motivo suficiente para que a campanha seja criada. 

O texto do projeto estabelece algumas diretrizes para ações informativas e preventivas como a divulgação e o estímulo à discussão sobre a saúde mental, utilizando o simbolismo da cor branca, e convocar a sociedade para palestras, debates e eventos sobre o tema. 

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, lembrou que num momento de pandemia, os sintomas de ansiedade e depressão estão afetando ainda mais a população. E isso contribuiu para que os cuidados com a saúde mental ficassem mais evidentes. “É preciso investir em autocuidado, autoconhecimento e não hesitar em buscar ajuda quando necessário”, advertiu o secretário. 

O projeto ainda está tramitando nas comissões da Casa de Leis e deve entrar na pauta de votação em breve.

Veja a vereadora Nina falando sobre o assunto:

Sessão ordinária 09.02.2021