Vereadora quer campanha informativa sobre Conselhos Tutelares

Na sessão realizada nesta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação da vereadora Nina Santin Camello (PP). A proposta sugere que o Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, promova uma campanha informativa para esclarecer a população sobre a atuação dos Conselhos Tutelares no município.

A iniciativa visa divulgar informações essenciais, como endereços, formas de contato, horários de atendimento e bairros abrangidos por cada unidade do órgão. A vereadora ressalta que o Conselho Tutelar II já está em funcionamento, atendendo às demandas da comunidade local. No entanto, muitos munícipes ainda desconhecem essa informação e não sabem qual unidade devem procurar em caso de necessidade.

Nina argumenta que a falta de divulgação tem gerado dificuldades, resultando em situações em que moradores de bairros específicos acabam recorrendo ao Conselho Tutelar central, em detrimento do órgão mais adequado à sua região. A vereadora salienta que esta situação é especialmente problemática, considerando que muitas das pessoas que buscam auxílio do Conselho Tutelar estão em situação de vulnerabilidade social.

A vereadora destaca que os Conselhos Tutelares são fundamentais na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Suas responsabilidades incluem receber denúncias e reclamações sobre abuso ou negligência, agir em situações de risco iminente, aplicar medidas de proteção, mediar conflitos familiares, acompanhar processos judiciais relacionados a essa população e promover conscientização na comunidade.

Nina lembrou que várias matérias e pedidos para implantação do segundo Conselho Tutelar passaram pela Câmara e que em 2023 essa solicitação foi atendida. O objetivo agora é fazer com que a população conheça e usufrua dessa nova unidade.

“Foi uma pauta levantada por mim e pela vereadora Sirley (Schappo), onde a gente solicitava que o segundo Conselho Tutelar fosse implantado em nosso município pra melhor atender às demandas que hoje a gente tem”, relatou.

A campanha proposta busca, portanto, preencher essa lacuna de informação, aumentando a conscientização e o conhecimento sobre os serviços prestados. A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido.

Conselho Tutelar I (WhatsApp: 3409-0200) – Rua Antônio Tobias, n° 51, no Centro

Três Rios do Sul

Vieira

Vila Lalau