Vereadoras apelam por construção de sede própria para Dpcami

O plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, nesta quarta-feira (3), uma moção de apelo que pede ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e ao presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano, a construção de uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – Dpcami no município. A moção é de autoria das procuradoras da Mulher do Legislativo jaraguaense, as vereadoras Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo).

Desde 2010, a Delegacia está instalada em um prédio alugado na Rua Martim Stahl, no bairro Vila Nova e, segundo as vereadoras, a capacidade de atendimento já está no limite e a demanda cresce de volume todos os meses. Elas afirmam que o espaço não se adequa mais às necessidades da cidade.

Nina lembrou, durante a sessão, que a atual sede da Dpcami é uma residência adaptada e que todos os espaços do imóvel já foram aproveitados. Ela adverte que o local, que era para ser provisório, acabou se tornando permanente. “É um puxadinho aqui, é um puxadinho ali, uma sala adaptada”, relatou.

Sirley Schappo recordou da batalha que foi feita para trazer a Dpcami para Jaraguá do Sul. Ela lembra que foi uma luta que foi comprada por autoridades e vereadores do município. A parlamentar salienta que, quando o órgão foi instalado na cidade, o Governo do Estado fez o que era possível naquele momento, todavia, não comporta mais os trabalhos atualmente.

“Vocês imaginam uma mulher chegando na Dpcami para fazer uma denúncia de que ela sofreu uma violência do seu marido e ela ter que ser atendida numa sala em que o pessoal da recepção está do lado ouvindo o relato dela. Eu me coloco no lugar dessa mulher, eu fico imaginando como seria eu já criar coragem para ir lá fazer uma denúncia de que eu fui agredida e eu ainda ter que contar toda a minha história sendo que a sala da recepção é do lado”, explicou Sirley. A vereadora ainda alertou que a mesma situação ocorre com todos os tipos de atendimento, seja com crianças, com idosos ou outras pessoas que procuram atendimento no local.

O líder de governo, Luís Fernando Almeida (MDB), afirmou que já pôde presenciar a situação de uma mulher que teve de relatar o seu caso sem a devida privacidade. Ele frisou que o Executivo jaraguaense já colabora com o Governo do Estado no repasse de recursos para manutenção das atividades da Polícia Civil e da Polícia Militar, logo, também será condescendente com a construção de uma nova sede para a Dpcami.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Governo do Estado para que tome conhecimento do apelo.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 03/03/2021