Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadoras apelam por retomada de cirurgias de reparação da mama

COMPARTILHE

As vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo) realizaram uma moção de apelo ao Governo de Santa Catarina durante sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (4). O apelo é para que o Estado possibilite a retomada dos procedimentos cirúrgicos de reparação da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reconstrução mamária é um procedimento essencial para mulheres que passaram por uma mastectomia, ou remoção de mama, como parte do tratamento do câncer de mama. A Lei nº 9.797/1999 estabelece a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pelo SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 20 mil mulheres no país aguardando na fila para fazer a cirurgia, sendo aproximadamente 900 mulheres em Santa Catarina.

As vereadoras advertem que a reconstituição mamária não é apenas uma cirurgia estética. Estudos já demonstraram que ela promove benefícios psicológicos e melhora da autoestima da mulher, impactando positivamente nas tarefas diárias, nas atividades sociais, no relacionamento e no trabalho.

Nina foi à tribuna defender a moção e disse que elas já conversaram com a direção do Hospital São José e foram avisadas de que falta médicos que aceitem ser credenciados junto ao SUS para a realização da reconstrução mamária. Isso ocorre, segundo ela, por causa da baixa remuneração oferecida.

“Ou seja, na prática a Lei não funciona. E digo mais. Infelizmente o atendimento para pessoas com câncer está deixando muito a desejar, falhas desde o diagnostico, no tratamento e na reconstituição mamária”, ressaltou.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Governo Estadual e à Secretaria de Saúde do Estado para ciência do apelo.