Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadoras querem segundo professor para atender alunos deficientes

COMPARTILHE

Foto: Getty Images

As vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (Progressistas) comentaram, durante a sessão desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal, sobre a preocupação que algumas mães jaraguaenses têm com os cuidados que seus filhos deficientes recebem na rede municipal de ensino. Elas relataram a reunião que a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores realizou com cerca de 20 dessas mães na terça-feira da semana passada, dia 25 de janeiro. O encontro foi online e contou também com a participação da Up Down Jaraguá e do assessor da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), David Crispim.

Nessa reunião, foi discutida a importância da presença do segundo professor em sala de aula para atender às crianças e adolescentes com deficiência, principalmente em questões específicas em que somente alguém da Educação seria capaz de atuar. Segundo Nina, que é procuradora da Mulher, e Sirley, que é a procuradora adjunta, atualmente a legislação federal obriga apenas a presença de profissionais cuidadores com nível de Ensino Médio, sem a necessidade de formação no Ensino Superior e habilitação como professor. Porém, o pedido das mães e das vereadoras é que esses profissionais sejam capacitados a fim de dar um olhar especial e uma educação mais qualificada aos jovens deficientes.

“Essas mães já entraram em contato com a Secretaria Municipal de Educação para buscar atendimento a essa demanda. Estamos dando todo o suporte para elas, pois a gente entende e sabe o que é ter uma pessoa com deficiência em casa e o quanto elas precisam desse olhar especial. Vamos garantir os direitos às pessoas com deficiência”, ressaltou Nina.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 01/02/2022

Acessar o conteúdo