Vereadores acompanham inauguração da 12ª Regional da Polícia Militar

Vereadores acompanham inauguração da 12ª Regional da Polícia Militar

Uma das bandeiras fortemente defendida pela Câmara de Vereadores finalmente saiu do papel. A instalação da 12ª Regional da Polícia Militar em Jaraguá do Sul, agora é realidade. Com a inauguração da nova sede, ao lado do prédio da Câmara, um importante passo foi dado em termos de segurança pública para o município. A solenidade foi acompanhada de perto pelos parlamentares.

Nesta legislatura o assunto vinha sendo constantemente abordado no Poder Legislativo. Já no início de 2017, em uma reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública, este pleito foi apresentado pelos vereadores jaraguaenses. Mais tarde a Câmara também aprovou Moção de Apelo reforçando o pedido de implantação da regional da PM no município.

Pouco tempo depois, o governo do estado sinalizou positivamente à solicitação. Conforme ofício enviado à Câmara pela SSP, a minuta do decreto criando a 12ª Região já estava pronta à espera da assinatura do governador Raimundo Colombo.

Criada em 2017, pelo Decreto 1.386, a 12ª RPM, tem como área de abrangência o 14º BPM de Jaraguá do Sul e o 23º BPM de São Bento do Sul. A Regional abrange oito municípios (uma população de mais de 400 mil pessoas) e tem a missão de anteder de forma mais efetiva a população. Segundo o Comandante, Coronel Amarildo de Assis Alves, além de cuidar dos dois batalhões, a Regional tem a obrigação, de garantir e manter a ordem pública, nos oito municípios e conta para isso, com efetivo de 371 policiais. “A criação da 12ª Regional para Jaraguá do Sul, no meu ponto de vista, muito mais do que uma necessidade, foi um ponto estratégico e valorização para o município de Jaraguá do Sul. As discussões e necessidades que hoje nós reivindicamos para Jaraguá do Sul e São Bento seguem direto para o Secretário, não mais disputando com Joinville”, salienta o Comandante.