A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão desta terça-feira (29), uma moção de apelo direcionada ao Governo de Santa Catarina, solicitando medidas urgentes para solucionar a superlotação e a falta de infraestrutura na área da educação no bairro Nereu Ramos, um dos mais populosos da cidade. A proposição, de autoria do vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB), reflete a crescente preocupação da comunidade com a capacidade da Escola de Educação Básica Euclides da Cunha.
A moção, que será encaminhada ao Governador Jorginho Mello, ao Deputado Estadual Antídio Aleixo Lunelli e à Secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que o expressivo crescimento populacional do bairro não foi acompanhado por investimentos proporcionais em infraestrutura educacional.
O documento aponta que a Escola Euclides da Cunha, com mais de 75 anos de história, atingiu o esgotamento de sua capacidade. A instituição, que atende alunos do ensino fundamental ao médio de uma vasta região — abrangendo também os bairros Tifa Monos, Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Ribeirão Grande do Norte —, não consegue mais absorver a demanda existente.
Segundo o vereador, a situação é crítica a ponto de a escola não conseguir abrigar os alunos do ensino médio, com idades entre 15 e 16 anos, no período diurno, forçando a manutenção de turmas no período noturno. Gadotti argumenta que a necessidade de atender alunos do ensino fundamental impede o Estado de focar nos estudantes do ensino médio, prejudicando o currículo de aprendizagem desta etapa.
“A cada início de ano letivo aumenta a preocupação dos pais do bairro que possuem filhos em idade escolar em conseguir uma vaga na escola estadual para não serem obrigados a levar ou pedir transporte público para seus filhos se deslocarem a escolas em outros bairros”, destaca o texto da moção.
Diante do cenário, a Câmara de Vereadores apela para que o governo estadual “viabilize com urgência a construção de uma nova escola” em Nereu Ramos ou, como alternativa, “invista na reforma imediata com a ampliação de salas de aula, auditório, laboratório e biblioteca” na E.E.B. Euclides da Cunha. A proposição enfatiza a necessidade de o Estado adquirir uma área adequada no bairro para suprir de forma definitiva a demanda crescente por vagas e por uma estrutura de qualidade para os estudantes.