Vereadores apelam por retomada das negociações com o SINTE/SC

Na sessão desta terça-feira (7) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina. A matéria pede a retomada as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) visando pôr fim à greve que afeta os profissionais da educação desde o dia 23 de abril de 2024.

A greve, que já se prolonga por semanas, tem afetado quase 20 mil alunos em Jaraguá do Sul e municípios vizinhos, incluindo Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. Os impactos diretos sobre o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes têm sido motivo de preocupação para toda a comunidade escolar.

As reivindicações dos profissionais da educação abrangem uma série de questões, como a descompactação da tabela salarial de acordo com a Lei Federal n.º 14.817/2024, a ampliação da hora-atividade para os professores, a realização de concurso público e a revogação da cobrança de 14% sobre os rendimentos de servidores aposentados e pensionistas, entre outras demandas destacadas no documento encaminhado pelo SINTE/SC.

Apesar das tentativas anteriores de negociação, um acordo satisfatório ainda não foi alcançado, o que tem levado à manutenção da greve por tempo indeterminado. Diante desse impasse, a moção enfatiza a necessidade urgente de um diálogo construtivo e efetivo entre as partes envolvidas, visando resolver as pendências e possibilitar a suspensão do movimento grevista.

A moção foi enviada ao Governo de Santa Catarina para ciência do apelo.