Vereadores aprovam Moção que pede Emenda Parlamentar para a saúde

Os vereadores aprovaram por nove votos favoráveis (Ademar Braz Winter não estava presente no momento da votação), a Moção de Apelo nº 5/2018, de autoria do vereador Jackson José de Ávila, para que seja viabilizada emenda parlamentar para a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, com o objetivo de atender a demanda de cirurgias de alta e média complexidade, assim como para realização de exames de imagem

A Moção, considera “que muitos pacientes se encontram em fila de espera durante anos e meses para a realização de cirurgias de alta e média complexidade”;

Considera ainda “que a proteção à saúde, abrange todas as formas possíveis de manifestações em prol da humanidade”;

Também “considerando que a saúde, direito de todos e dever do Estado, tem status constitucional de direito fundamental”;

“Considerando que muitos pacientes se encontram em fila de espera para a realização de exames de imagem, e que os preços praticados são extremamente caros”;

“Considerando que nosso município tem crescido muito nos últimos anos e que a demanda pela saúde aumentou consideravelmente”;

A Moção é endereçada ao Senador Dário Elias Berger (PMDB – SC). “Em 2014 participei de uma palestra com o Senador (Dário Berger), que disse que seria o Senador da Saúde. Então vamos cobrar, porque há uma possibilidade de fazer parceria com o hospital, centro de imagem e órgão público para mutirões de cirurgias e exames”, acrescentou Jackson José de Ávila.

Contribuindo com o colega, Arlindo Rincos também acrescentou a necessidade de mais investimentos na saúde de Jaraguá do Sul. “Nossos dois hospitais são maravilhosos, dignos de primeiro mundo, o que temos que agilizar são as consultas”, disse.

O presidente do Legislativo Municipal, Anderson Kassner frisou que os vereadores devem se unir, na busca por soluções para a saúde no município. Citou como exemplo a demora nos atendimentos do PA do Hospital São José. “Vamos achar uma solução para o Pronto Socorro, quem sabe sugerir a destinação de alguma verba”.

O vereador Eugênio José Juraszek lembrou ainda que Jaraguá do Sul recebe muitos pacientes de outros municípios e que estes (municípios) deveriam ajudar com repasses de valores. “Vamos cobrar desses municípios de fora. Não podemos negar atendimento. Vou falar com o Prefeito sobre isso”, disse o Parlamentar.