Vereadores aprovam o Dia do Bairro Jaraguá 99

Iniciativa partiu da Câmara Mirim

Os vereadores aprovaram em segunda discussão e votação nesta terça-feira (05), por unanimidade de votos, o PL n° 313/2019, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que institui o dia do Bairro Jaraguá 99, a ser comemorado no dia 19 de julho. Pela proposição, a data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Jaraguá do Sul, onde poderão ser realizados eventos relacionados ao tema. Conforme histórico, partes dele registradas no Arquivo Histórico e o depoimento de testemunhas descendentes de familiares imigrantes, 19 de julho de 1907 é considerada data oficial de fundação do bairro. Em 1907, ocorreram as divisões numeradas de lotes, partindo do município de Rio dos Cedros. Jaraguá 99 vem da demarcação à margem direita do Rio Jaraguá, via estrada Garibaldi, sentido centro de Jaraguá do Sul.

Este projeto teve origem na Câmara Mirim, por proposição do presidente Luís Eduardo Marquardt, morador do bairro. Presente na sessão desta terça-feira, o parlamentar foi convidado pelo presidente do Legislativo, Marcelindo Carlos Gruner, para defender sua proposta na tribuna. Ressaltou que o bairro tem uma história muito forte e que merece ser reconhecida e valorizada. “Ele (o bairro) traz um pouco do que é Jaraguá do Sul, de onde veio Jaraguá do Sul. A questão da divisão de lotes e o tanto de pontos históricos que temos nele”, pontuou.

Foi a primeira lei aprovada pelo Legislativo jaraguaense que teve como origem na Câmara Mirim.