Vereadores buscam soluções para abaixar preço da passagem de ônibus

Os vereadores de Jaraguá do Sul discutiram o aumento do preço da passagem de ônibus do transporte coletivo urbano no início de 2019. Para eles, não é justo que os trabalhadores do município paguem cerca de R$ 5,00 a cada viagem. Jackson de Ávila (MDB) advertiu que o aumento é feito por decreto do Executivo e não passa pela Câmara Municipal, por tanto a comunidade precisa entender que não houve interferência dos vereadores na decisão. Ele avisa que a Prefeitura está discutindo desde o ano passado uma forma de amenizar os aumentos na tarifa.

Arlindo Rincos (PSD) lembrou que o contrato atual é do ano de 1996 e que a concessão do transporte público está vencida há mais de dois anos. Ele frisou que é inviável para uma família com três pessoas utilizar o transporte coletivo todos os dias.

Marcelindo Gruner (PTB) alertou que a Prefeitura pretende reduzir o Imposto Sobre Serviços (ISS) e com isso trazer o preço das passagens para perto de R$ 4,60, a mais barata. O parlamentar recorda que em tempos passados o contingente de usuários de ônibus circular era de aproximadamente 750 mil pessoas e que hoje esse número é de apenas 350 mil, o que torna a passagem ainda mais cara. Ele adverte que governos anteriores postergaram a questão por muito tempo e agora a atual gestão está tentando resolver a situação com uma nova licitação (que foi interrompida pela justiça a pedido de uma das empresas interessadas).

Jaime Negherbon (MDB) ressalta que atualmente está mais em conta compartilhar um automóvel do que utilizar o transporte público, tornando o trânsito de Jaraguá do Sul ainda mais pesado. Os parlamentares pretendem manter conversas com a Administração Municipal para tentar abaixar os valores cobrados hoje no município.