Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores cobram melhorias no trânsito e debatem frequência de acidentes

COMPARTILHE

A segurança no trânsito foi tema na palavra livre na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul durante a sessão dessa quinta-feira (30). O vereador Jonathan Reinke (União) comentou a frequência de acidentes nos entroncamentos das ruas Pastor Albert Schneider e Linda Hornburg Kreutzfeld, ambas no bairro Barra do Rio Cerro.

“Ontem, acidente que até surgiu nas mídias sociais, nos canais de comunicação. Uma senhora foi parar em cima do teto do carro. Hoje, novamente, acidente ali. Amanhã, pode ser algum de nós. Algo precisa ser feito ali”, cobrou.

Entre as sugestões de Reinke, estão a inclusão de semáforos, rotatórias e outras intervenções que possam facilitar a locomoção entre as vias. Ele também apontou para a necessidade de pintura e sinalização das ruas, tema que já foi levado à tribuna anteriormente, e afirmou que se reuniu com o diretor de trânsito e transporte, Gilmar Marietto, da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, para discutir soluções.

“O que ele me relata é que já tem uma definição, mas não tem uma aceitação por parte do gabinete do prefeito para de fato aplicar algo ali que pode evitar algum acidente e quem sabe pode evitar algo pior”, informou Reinke. O parlamentar expressou indignação e afirmou que pedidos de melhorias já foram feitas em legislaturas passadas.

Em aparte, o vereador Osmair Gadotti (MDB) argumentou que os índices de acidentes registrados no local podem ser consequência da imprudência de alguns condutores e destacou outras iniciativas para aumentar a segurança dos trechos.

“Quem sabe é um controlador de velocidade, porque se não aprende de um jeito, tem que aprender pelo bolso, não é? Para que a gente possa ter menos velocidade”, argumentou.

Reinke, em resposta, afirmou que a proposta já foi tema de uma indicação feita pelo vereador Delegado Mioto (União), e que a responsabilidade pelos sinistros não pode recair apenas no Poder Público. Ele reforçou que mudanças são necessárias, inclusive, pela presença de uma ciclofaixa nas proximidades.

“E eu sou um defensor das ciclofaixas, mas naquele ponto é muito perigoso. Falta de sinalização”, alertou. Outra melhoria recebida pelo vereador a partir dos munícipes foi a melhoria da sinalização pública nos locais que, apesar da substituição recente por lâmpadas LED, ainda representam risco pela alta movimentação.

“Poder público precisa ser mais ativo nessas situações para que não tenhamos que subir nessa tribuna falando, quem sabe, de um óbito”, advertiu.

Em seguida, o vereador Delegado Mioto reforçou o argumento de Reinke que a segurança é compartilhada entre Executivo e motorista, e que isso não exime ninguém em casos de sinistros. “Independentemente disso, por mais que já haja uma sinalização, que alguns meios de controle já estejam ali, nós não podemos simplesmente deixar que essa simples, ‘Ah, é imprudência do motorista’”, comentou.

Mioto também falou sobre os casos de acidentes na região da 15ª Delegacia Regional de Polícia, no bairro Vila Nova. “Muitas vezes, em muitos noticiários aí, já apareceram, ou o carro entra no fórum, no acidente, sobe a calçada, já estourou a grade do fórum. Outras vezes já estourou mais de uma vez a grade ali da delegacia”, ressaltou.

Para ele, a colocação de lombadas para que a ação dos motoristas não dependa apenas das placas de pare é fundamental.

O vereador Jonathan Reinke, ao retomar a palavra, relembrou que ambos os entroncamentos citados por ele são importantes vias de tráfego na Barra do Rio Cerro para acesso a outros bairros, e que outros pontos da cidade precisam de atenção da Prefeitura para a redução de acidentes.

Acessar o conteúdo