Vereadores debatem qualidade na Educação do município

O vereador Arlindo Rincos (PSD), na sessão dessa terça-feira (°1), disse que os moradores da localidade Ribeirão Grande do Norte se reuniram com representantes das secretarias municipal e estadual de Educação nessa segunda-feira. O objetivo do encontro foi explicar para a comunidade a realocação de alunos da Escola Euclides da Cunha, no bairro Nereu Ramos, para outra no bairro Santo Antônio. Segundo o parlamentar, os munícipes não aceitaram a mudança e querem a manutenção das cerca de 80 vagas no local.

Rincos mostrou indignação com a decisão, já que luta há muitos anos para que a Prefeitura abra mais vagas em escolas municipais e também que construa uma nova escola no Nereu Ramos. Ele afirma que essa região sofre há muito tempo com deficiência de vagas em unidades de ensino. O vereador pretende ajudar a comunidade com essa questão e brigar para que nenhum aluno seja remanejado do colégio.

O ex-secretário da Educação e agora vereador, Rogério Jung (MDB), afirmou que a decisão vai beneficiar os alunos, pois atualmente a Escola Euclides da Cunha não consegue dar o suporte necessário para os estudos. Segundo Jung, no novo endereço os estudantes terão acesso à biblioteca, a chromebooks e outros materiais didáticos que não têm hoje. O emedebista ainda salientou que o Ensino Fundamental é de reponsabilidade mútua entre Município e Estado, porém o que se vê na prática é a Administração Municipal sobrecarregada e o Governo Estadual transferindo responsabilidades. Ele lembra que a Prefeitura jaraguaense responde por mais de 17 mil vagas de ensino nas séries do Fundamental, mas no âmbito estadual esse número é de apenas 5 mil vagas. Para ele, é preciso cobrar mais empenho do Estado na abertura de vagas em unidades escolares.

 

Link da sessão: https://youtu.be/-RwUYZJOOBQ?t=478