Vereadores definem como últimas sessões de 2022 serão realizadas

Na manhã deste sábado (17) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a pedido do presidente Jair Pedri (PSD), os vereadores jaraguaenses se reuniram para definir como serão realizadas as últimas atividades de 2022 após a forte chuva que causou danos ao prédio do órgão nesta sexta-feira. Servidores do Legislativo também estiveram presentes para dar os primeiros pareceres sobre a situação.

Durante a chuva, a água invadiu, através do telhado, o plenário da Casa de Leis e alguns gabinetes parlamentares. Equipamentos, móveis e até documentos foram afetados. Computadores, mesa de som e câmeras de filmagem foram molhados. O edifício é alugado junto ao Centro Universitário Católica-SC.

Apesar disso, o site da Câmara está funcionando normalmente, assim como as consultas ao Portal da Transparência e ao Legislador (sistema que armazena todos os projetos de lei). A Defesa Civil será acionada para fazer uma avaliação do prédio e analisar os riscos que ele oferece. Enquanto isso, por ato da Mesa Diretora, os servidores da Câmara trabalharão em home office até o dia 23, exceto aqueles que desempenham funções indispensáveis à realização das sessões.

Piso de gabinetes foram danificados por conta da água Foto: Juliano Couto/CMJS
Documentos foram perdidos por conta da água Foto: Juliano Couto/CMJS

As decisões tomadas pelos vereadores neste sábado levaram em conta a segurança das pessoas e a capacidade técnica para realização dos eventos. Devido ao estado dos esquipamentos, não será possível transmitir as sessões. Todavia, elas serão gravadas e, logo em seguida, postada nos canais da Câmara no YouTube e no Facebook. Além disso, as votações serão feitas à moda antiga, ou seja, o vereador que for favorável ao projeto de lei em votação deverá ficar sentado e quem for contrário deverá se levantar. Confira os detalhes:

Sessão extraordinária para votação de projetos

Quando: segunda-feira (19), às 9h30;

Sessão solene ao Dia do Voluntário

Quando: segunda-feira (19), às 19h;

Sessão ordinária e eleição da Mesa Diretora

Quando: terça-feira (20), às 9h30;

*Gravada e postada em seguida;

Todas as sessões são abertas ao público e à imprensa.

Ao final da reunião, Jair Pedri afirmou que vai acionar o setor jurídico da Câmara para analisar um possível ressarcimento dos bens danificados por parte da Católica. A avaliação dos prejuízos será feita pelos funcionários do órgão nas próximas semanas, já que os equipamentos eletrônicos deverão ser avaliados somente depois que secarem completamente.