Vereadores discutem demandas por acostamento na BR-280 com Dnit

Na sessão desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) relatou a reunião que ela, os vereadores Onésimo Sell (MDB) e Osmair Gadotti (MDB) e o presidente da Associação de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), vereador de Corupá Lairton Muller (MDB), tiveram com o superintendente regional do Dnit, Ronaldo Carioni Barbosa. O encontro, ocorrido no dia 3 de setembro no auditório do Centro de Inovação, foi articulado pelo deputado federal Carlos Chiodini, que também estava presente.

Na reunião, foram tratados assuntos relacionados a obras de infraestrutura na BR-280, como, por exemplo, a sua duplicação que está em andamento. Os vereadores aproveitaram para tratar das questões estruturais da rodovia no trecho que fica entre Jaraguá do Sul e Corupá. Nina, Sell e Gadotti foram autores de moções de apelo direcionadas ao Governo Federal e ao Dnit que pedem a realização de obras de pavimentação do acostamento da rodovia no trecho entre as duas cidades. O intervalo vai do km 68,8 até o km 84,3, desde o posto Marcola até a Rua Francisco Mees. A Câmara de Vereadores de Corupá e a Avevi também aprovaram moções semelhantes, unindo forças ao Legislativo jaraguense em busca de solução para a demanda.

Nina lembrou que em 2012 o Governo Federal celebrou o contrato nº 161.056/2012-00 com o Consórcio Mafrense Empo para a execução dessa obra, mas que não foi iniciada por conta da recisão contratual decorrente do processo de falência da empresa contratada. Segundo ela, esse trecho é utilizado por muitos moradores das duas cidades, que transitam a pé ou de bicicleta pelo acostamento, correndo grandes riscos de atropelamento.

Para a parlamentar, esse encontro com o superintendente do Dnit é uma luz no fim do túnel, pois, conforme relata, Barbosa reconheceu a importância da obra, assegurando que vai avaliar a questão e não medirá esforços para a sua conclusão. “Precisamos de segurança para as vidas daqueles que transitam pelo acostamento da BR-280”, frisa a vereadora.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 09/09/2021