Vereadores discutem serviços de telefonia no município

O vereador Arlindo Rincos (PSD), como presidente da Avevi, foi a Florianópolis na quarta-feira (14) junto a outros vereadores da região para reivindicar melhorias na internet e na telefonia móvel dos municípios do Vale do Itapocu. Eles entregaram uma moção ao gerente operacional da Anatel em Santa Catarina, Estevão Hobolt, solicitando intervenção da agência nessa questão.

Na sessão ordinária dessa quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Rincos afirmou que a solução para a melhoria da internet na região proposta pelo gerente diz respeito à legislação em âmbito federal. Rincos explica que atualmente as empresas de telefonia móvel são obrigadas a cobrir apenas 80% do território de cada cidade em que atuam. Nesta obrigação não estão incluídas as áreas rurais. O vereador afirma que, com a chegada da tecnologia 5G, será possível alterar a legislação federal e obrigar as empresas a cobrir todas as áreas dos municípios em que irão trabalhar, inclusive as áreas rurais. “Essa será a oportunidade”, aponta. Para isso, segundo o parlamentar, será preciso articular com os deputados federais e fazer pressão para que a legislação federal mude e atenda a comunidade.

Os vereadores Jaime Negherbon e Jackson de Avila, ambos do MDB, também criticaram a péssima qualidade da internet no município. Avila sugeriu a realização de uma audiência pública para tratar do assunto e angariar apoio das autoridades e representantes do poder público para essa pauta.

Link da sessão: https://youtu.be/FOT10ohcAB8?t=992