Vereadores falam sobre período de matrículas e rematrículas no município

Vereadores falam sobre período de matrículas e rematrículas no município

Os vereadores falaram na sessão desta terça-feira (23), sobre o processo de matrículas e rematrículas nas escolas municipais de Jaraguá do Sul. Arlindo Rincos (PSD), comentou sobre o caso de alguns pais de alunos da Escola Cristina Marcatto, no bairro Jaraguá Esquerdo, que passaram o final de semana na frente da unidade aguardando a senha para realizar a rematrícula e garantir o turno de estudo dos filhos. Rincos afirmou que os pais receberam um bilhete onde dizia que o município garante vaga, mas não o turno. “Quero deixar este registro”, afirmou o vereador, comentando ainda que outros pais chegaram na unidade no decorrer da segunda-feira e conseguiram realizar as rematrículas normalmente. Arlindo ainda demonstrou preocupação com a possibilidade de aumento no número de alunos por turma nas escolas. “Isso me preocupa. A qualidade no ensino”, apontou.

Já o vereador Marcelindo Carlos Gruner (PTB), lembrou que o estado vem deixando de fazer sua parte no que se refere à coparticipação da educação básica. “O estado está só repassando os ônus da educação, só fechando salas e passando os alunos para o município, sem enviar recursos para o município se estruturar. Por isso as salas entupidas”, cobrou Gruner, acrescentando que o processo de matrículas e rematrículas por zoneamento vem para disciplinar a quantidade de alunos por escolas. O parlamentar levantou a possibilidade de encaminhar ao estado uma Moção cobrando providencias quanto ao problema. “Temos que reagir e mostrar que não estamos satisfeitos com a política que está sendo aplicada pelo estado na educação em Jaraguá do Sul”.