Vereadores fazem alerta no Dia do Meio Ambiente

Na sessão ordinária desta terça-feira (05) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores fizeram alertas sobre a poluição e a degradação da natureza. Os discursos têm como pano de fundo o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho.

Anderson Kassner (PP) ressaltou que ainda, apesar de tantas ações de órgãos públicos e ONGs, quatro em cada dez brasileiros dizem não separa o lixo orgânico do reciclável. E que 76% das pessoas não fazem a separação total do lixo. Esses foram dados de uma pesquisa do Ibope divulgados nesta terça-feira (05). Kassner afirmou que é preciso trabalhar para que esses índices melhorem e que Jaraguá do Sul está voltando a fazer a sua parte com a volta do saco verde.

Jaime Negherbon (PMDB) lembrou que há pesquisas que mostram que, se continuarmos assim, vamos ter mais garrafas PET do que peixes no mar. Ele afirmou que é preciso preservar o meio ambiente pensando nas gerações futuras.

Eugênio Juraszek (PP) advertiu que esse dia tem que conscientizar a população para que não jogue mais lixo nas comunidades do interior do município. Ele adverte que pessoas jogam muito lixo nos terrenos das comunidades. “Jogam de tudo, até animais domésticos mortos”.

Pedro Garcia (PMDB) lembrou que a data é comemorada desde 1972 e que neste ano o tema é “Acabe com a poluição plástica”.

Celestino Klinkoski (PP) aproveitou a data para divulgar as atividades da Fujama. Ele ressaltou o projeto Conhecendo a Fauna da Região, que vai expor animais empalhados que são comuns na região do Vale do Itapocu, que vai de 12 a 15 de junho. A exposição será no Museu Emílio da Silva e no Jaraguá do Sul Park Shopping. Ele também destacou o Dia da Família no Parque do Morro dos Stinghen, além das várias palestras que a Fundação realizará nas escolas durante todo o mês.