Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores homenageiam figuras femininas no Dia da Mulher

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Mulher na noite desta quinta-feira (9) no auditório da Católica-SC. Os onze parlamentares jaraguaenses tiveram a oportunidade de homenagear, com placa e flores, onze mulheres que se destacam no município. Além dos vereadores, estiveram presentes na solenidade a comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene Villela, a delegada de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Depcami), Roberta França, a secretária de Educação, Emanuela Wolf, e a vereadora mirim Alice Brandt Canete.

Ao discursar para um auditório lotado, o presidente do Legislativo jaraguaense, vereador Luís Fernando Almeida (MDB), afirmou que a atuação das mulheres é fundamental em todos os âmbitos da sociedade e que as homenageadas da noite representavam a essência do povo jaraguaense. Porém ele alerta que ainda é preciso lutar por mais igualdade entre os gêneros e que as ações na Câmara de Vereadores são importantes para mudar essa realidade. Por conta disso, Almeida frisa que os parlamentares precisam ter consciência dos desafios que as mulheres encontram, não só em relação ao mercado de trabalho e nos obstáculos do dia-a-dia, mas também em relação à violência doméstica. Ele ressalta que a Casa de Leis tem trabalhado muito para melhorar o cenário na cidade, mas reconhece que o caminho ainda é longo.

“A cada dia nós precisamos e devemos ter o compromisso de aprimorarmos as políticas públicas para que nós possamos ter em um futuro – que não seja distante – uma mudança significativa”, explicou.

No mesmo sentido, falando em nome das homenageadas, Francieli Savallisch lembrou que o 7 de março também é marcado como o Dia de Luto pelas Vítimas de Violência Doméstica e advertiu que a proximidade da data com o Dia Internacional da Mulher não é mera coincidência. Ela também salientou que em solenidades como a desta quinta-feira é comum que mulheres heroínas e marcadas por grandes lutas sejam lembradas.

“Mas esquecemos que nós mulheres somos heroínas da própria história. Que diariamente enfrentamos nossas batalhas em todos os papeis que desempenhamos. Seja como esposa, mãe, profissional, dona de casa, filha, irmã. Somos merecedoras de reconhecimento todos os dias”, enfatizou.

Emanuela Wolf apontou que o segredo das mulheres é o de nunca desistir, mesmo que os obstáculos sejam difíceis todos os dias. Para ela, todas as homenageadas fizeram por merecer para estarem ali.

“Umas com mais dores, outras com menos. Dores, alegrias, amores, financeiro às vezes apertado que a gente passa ou o filho que criou sozinha. Todas merecem estar aqui”, sublinhou.

A delegada Roberta França lembrou que no passado as mulheres não podiam votar, trabalhar, nem estudar, muito menos ser policial. Todavia atualmente elas estão ocupando vários espaços na sociedade, inclusive ela.

“E aqui estou eu representando a Polícia Civil de Santa Catarina”, frisou.

A coronel Arlene Villela observou que em 2023 vão se completar 40 anos do ingresso da primeira mulher na Polícia Militar de Santa Catarina e que hoje o contingente possui mais de 900 policiais femininas. Entretanto ela afirma que elas fazem isso por amor, e não por poder.

“Parabéns a todas as mulheres que fazem a simples rotina do dia-a-dia ser algo especial para todos que com elas convivem”, destacou.

 

Confira quem são as homenageadas:

Francieli Roberta Martins Savallisch, indicada pelo vereador presidente Luís Fernando Almeida:

Nascida em 15 de agosto de 1984, em Toledo-PR, veio para Jaraguá do Sul com cinco anos de idade. Há 16 anos casada com André Savallisch, tem dois filhos, Maria Fernanda e João André.

Formada em Serviço Social pela FURB, especialista em Gestão das Políticas e Projetos Sociais. Seu trabalho como assistente social teve início logo após formada. Na Comunidade Terapêutica Casa de Apoio Pe. Aloisio Boeing, trabalhou com dependentes químicos e suas famílias. Atuou na AADAV- Associação dos Deficientes Auditivos e Visuais. Em 24 de janeiro de 2011 ingressou na Prefeitura de Jaraguá do Sul como Assistente Social. Desde 2017 exerce a função de secretária executiva do Conselho Municipal de Habitação.

 

Ináurea Reinke Schmidt, indicada pelo vereador Ademar Winter:

Natural de Schroeder, aos três anos de idade veio com seus pais e avós para Jaraguá do Sul, no bairro Rio da Luz.  Desde os seus oito anos ajudava seus pais na roça. Aos 14 anos conseguiu seu primeiro trabalho com carteira assinada.

É casada com Claudio, mãe de Lucas e Laís.  Em 2000, ao lado de seu esposo, iniciou o voluntariado na Sociedade Atiradores Independência. Atleta do tiro esportivo desde 1996, atualmente participa de competições internas para a Schützenfest, de campeonatos estaduais e dos Jogos Abertos de Santa Catarina, com muitos títulos conquistados.

 

Gisela Vargas Caetano, indicada pela vereadora Nina Santin Camello:

Nasceu em 09 de maio de 1971, em Orleans- SC. Desde muito cedo alimentou em seu coração o desejo de servir. Aos 19 anos conheceu seu esposo Cláudio Caetano, juntos foram para o estado de Minas Gerais trabalhar como missionários. Através da ação social, doavam roupas, cestas básicas e divulgavam a palavra de Deus.

Ao todo são 32 anos dedicados ao voluntariado. Desenvolve um trabalho espiritual e social entre mulheres, na área de aconselhamento pastoral, visitas e ajuda social. Mãe de Jefte e Amanda, avó de Helena e Isaac. Hoje Gisela e o pastor Cláudio Caetano estão à frente da Igreja Assembleia de Deus em Jaraguá do sul.

 

Odila Pavanello Brugnago, indicada pelo vereador Anderson Kassner:

Filha de Germano e Verônica Pavanello, ambos operários, e casada desde maio de 1983 com o jornalista Flávio José Brugnago. Gerencia o Jornal do Vale, o JDV e é mãe de Patrícia, Adriano (em memória) e Giovani Elias.

Participa do Movimento de Casais em Cristo da Igreja Católica e é voluntária na Chiesetta Alpina desde a sua fundação. Participa ativamente da Associação Bellunesi – Família Jaraguá do Sul, entidade voltada ao resgate das tradições da cultura italiana. Muito sensível às causas sociais e comunitárias, além de incentivadora e apoiadora do terceiro setor.

 

Estela Ramos de Souza de Oliveira, indicada pelo vereador Ronnie Lux:

Natural de Sombrio, mora em Jaraguá do Sul desde 2015. Casada com Dionis Tobias de Oliveira e mãe da Isabela. É professora na Rede Federal de Ensino, com formação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Especialização em Gestão Escolar pela Unisociesc, Mestre e Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2018, foi convidada a participar dos primeiros encontros para composição do Clube Soroptimistas Internacional de Jaraguá do Sul e, em conjunto com outras dezoito mulheres, tornou-se sócia-fundadora da organização. Estela é uma mulher que credita à educação humana e integral todas as oportunidades a que acessou. Sua caminhada pela Educação, no IFSC e com as Soroptimistas, tem integrado objetivos que fortalecem a trajetória de meninas e mulheres para que as oportunidades sejam direitos plenos de todas e não um privilégio para algumas.

 

Anita Oldenburg Reinke, indicada pelo vereador Jonathan Reinke:

Natural de Jaraguá do Sul, nascida em 10 de janeiro de 1958, filha de Oswaldo Oldenburg e Wally Radündz Oldernburg. Casou-se com Guido Reinke com quem tem três filhos: Marileia Reinke, Josiane Reinke Baumann e Jonathan Reinke.

Trabalhou na empresa Malwee e depois deixou as atividades na iniciativa privada para se dedicar à sua família, em especial à filha Marileia que é deficiente. Junto a eles, contribuiu para o desenvolvimento da sua comunidade no Bairro Jaraguá 99, no plantio e na venda de produtos orgânicos e naturais.

 

Sonara Joner Cardozo, indicada pelo vereador Jeferson Cardozo:

Natural de Jaraguá do Sul, cristã de berço, sempre manteve sua vida pautada em princípios alinhados com o caráter de Jesus, participando dos trabalhos sociais da igreja.

Casada desde 2011 com Jeferson Cardozo, mãe de duas meninas: Luiza Joner Cardozo e Maria Helena Joner Cardozo. Aprendeu Libras para se comunicar com suas filhas que nasceram com deficiência auditiva. Componente ativa da Comunidade Surda de Jaraguá do Sul. Jeferson Cardozo ao tentar encontrar palavras para homenagear sua esposa, diz: “ela é a base estrutural da família, sacrifica sua vida para que eu possa me doar tranquilamente para a sociedade, logo, um versículo bíblico resume à importância de sua existência em nossas vidas: “Mulher virtuosa, quem a achará, seu valor muito excede o de Rubis!” Provérbios 31:10.

 

Marinês Ronchi, indicada pelo vereador Rodrigo Livramento:

Natural de Massaranduba, mora há 50 anos em Jaraguá do Sul. Formada em Filosofia, Ciências e Letras, pós-graduada em Administração de Turismo, Hotelaria e Eventos. Idealizadora do Circuito Vale dos Encantos. Em 2011 criou o Pedal da Mari, e em 2015 o Girando com Elas.

Com sua bicicleta, desde 2006 já realizou inúmeras viagens nacionais e internacionais. A atividade com o ciclismo já proporcionou mudança de vida a milhares de pessoas. Os eventos com a mountain bike divulgam nossa cidade e atraem turistas para a região.  Para ela, “nossa obrigação é deixar o mundo um lugar melhor do que o encontramos, a bicicleta me permitiu fazer isso ao longo dos últimos 17 anos”, ressaltou.

 

Ieda Mara Schroeder Galastri, indicada pela vereadora Sirley Maria Schappo:

Natural de Campo Alegre, nasceu em 8 de novembro de 1948. Foi a primeira mulher da cidade a estudar fora. Aluna super dedicada, em 1968 passou em 6º lugar para Medicina na UFPR, em Curitiba. Formou-se em 1973, como melhor aluna da turma. Em 1974 veio com o marido para Jaraguá do Sul, sendo a primeira mulher médica da cidade, nossa ginecologista e obstetra número 1.

O início não foi fácil, precisou vencer o preconceito. Aos poucos foi se impondo e mostrando que mulher podia ser médica, sim. Teve quatro filhos e cinco netos. No próximo ano, Dra. Ieda completará 50 anos de profissão. Quem a conhece percebe, ainda hoje, o mesmo o brilho no olhar da jovem médica que abriu caminho para tantas outras mulheres médicas em nossa cidade.

 

Ediana Maria Garcia, indicada pelo vereador Osmair Luiz Gadotti:

Nascida em Jaraguá do Sul, casou-se com Ademir Moretti Garcia (em memória) com quem teve dois filhos e uma neta. Permaneceu por 17 anos no magistério.

Com o falecimento do seu marido, dividiu suas atividades entre as aulas, seus filhos, que ainda eram pequenos, e o trabalho no ramo de transportes. Aos poucos foi incentivando seus filhos a empreenderem na atividade de transportes, e alcançou o sucesso.

Mulher empreendedora, sempre buscou na família o fortalecimento para sua vida profissional. Desenvolve trabalho voluntário em ações comunitárias, onde já transportou donativos aos atingidos pelas diversas catástrofes já registradas em nossa cidade e estado.

 

Elza Soares, indicada pelo vereador Jair Pedri:

Natural de São Paulo, mãe de quatro filhos e avó de quatro netos.  Após passar por um processo de separação, mudou-se com os filhos para Curitiba, onde juntava papelão e vendia para uma cooperativa de recicladores. A vergonha de andar pelas ruas revirando lixeiras foi passageira, pois a felicidade em conseguir dinheiro para levar comida para casa era maior que tudo. Em 2007 mudou-se para Jaraguá do Sul. Trabalha como varredora de rua no primeiro turno. No período da tarde faz faxinas em comércios e residências. E nos finais de semana vende Trimania.

Aos 57 anos de idade, se emociona ao dizer que recentemente aprendeu a escrever seu nome. Matriculada no CEJA, frequenta as aulas no período noturno e está empenhada na alfabetização integral. O orgulho que os filhos sentem desta mulher pode ser sentido nas palavras escritas por sua filha Ingrid nas redes sociais: “Você é a mulher mais inspiradora do mundo. Você sempre foi o meu maior exemplo de força e coragem”.

 

Solenidade:

Sessão Solene Dia Internacional da Mulher