Vereadores já autorizaram mais de R$ 52 milhões em pavimentação

“Governar é abrir estradas”. A frase atribuída ao 13° presidente do Brasil, Washington Luís, pode até ser verdade, todavia, mais verdade ainda é que qualquer abertura ou pavimentação de estrada precisa passar pelo crivo do Poder Legislativo, seja ele federal, estadual ou municipal. Em Jaraguá do Sul não é diferente. Somente nos seis primeiros meses de 2021, a Câmara Municipal jaraguaense autorizou a Prefeitura a investir R$ 52.398.354,00 na pavimentação ou no recapeamento de 112 vias.

A demanda que demandou mais recursos foi o asfaltamento da Rua Quirino Lunelli, na Serrinha de Santa Luzia. Exatos R$ 12.491.013,86 foram aprovados para o asfaltamento do trecho Serrinha/Santa Luzia/Ribeirão Grande do Norte. A obra vai conectar dois lados de Jaraguá do Sul que atualmente estão ligados por estradas de chão e muito estreitas. Com o asfalto, o Santa Luzia terá acesso mais rápido aos bairros Nereu Ramos, Braço do Ribeirão Cavalo e Ribeirão Cavalo, além do município de Corupá. Em contrapartida, os moradores do outro lado poderão ter acesso facilitado aos municípios de Schroeder, Joinville e à região da Usina do Bracinho.

Vereadores aprovaram por unanimidade a liberação de R$ 12.491.013,86 para asfaltar a Serrinha de Santa Luzia

Contudo, a maior quantia aprovada em um projeto só foi a de R$ 16.480.117,20 para pavimentação de vias previstas no âmbito do Programa Avançar Cidades. São 35 ruas em nove bairros jaraguaenses (Barra do Rio Cerro, Chico de Paulo, Estrada Nova, Jaraguá 99, João Pessoa, Ribeirão Cavalo, Santo Antônio, São Luís e Tifa Martins). Os maiores valores dessa matéria foram para a Rua Ermelino Souza dos Santos, no Santo Antônio (R$ 1.465.757,43); para a Rua Antero Correia, também no Santo Antônio (R$ 1.112.491,77); e Rua Guilhermino Zapelini, no Estrada Nova (R$ 1.021.081,52).

Houve ainda outros projetos que passaram da casa do milhão de reais, como o PL que destinou R$ 6.977.350,99 para pavimentação Rua Alvino Germano Lenz; o que alocou R$ 1.127.274,08 para a Rua José Titz, no bairro Três Rios do Sul; e o R$ 1.093.073,81 para pavimentação das ruas Georg Reinke e Eurico Duwe.

Confira outros investimentos que também passaram pela Casa de Leis jaraguaense:

R$ 2.493.806,57 na pavimentação das ruas Leocádio Osmar Rodrigues e Erich Aben no bairro Vila Lenzi, Francisco Winter no bairro Jaraguá Esquerdo, Prudentópolis no bairro Tifa Martins, Carlos Sbardelatti e Lino Sbardelatti no Vila Nova e a Arnoldo Leonardo Schmidt na Barra do Rio Molha;

R$ 4.803.567,49 para viabilizar a pavimentação das ruas Erico Negherbon, Onélia Horst, Goiás, Leopoldo Mahnke, Marina Frutuoso, Max Eugênio Roberto Ziemann, ngelo Schiochet, Carlos Eggert, Arthur Witthoft, João Januário Ayroso, Victório Campregher, Chapecó, Afonso Benjamin Barbi, Carlos Hafermann, Leopoldo Malheiro, Emil Burow, Severino Schiochet, João Klein e Professor Heinrich Geffert; e o recapeamento das ruas São Paulo, Roberto Ziemann e Carlos Meier;

R$ 615.568,90 para pavimentação da Rua Henrique Heise no bairro Rio da Luz;

R$ 144.661,64 para pavimentação da Rua Domingos Vieira;

R$ 36.893,04 para pavimentação da Rua Canoinhas, Rua Florianópolis, Rua Frederico Bartel, Rua Piçarras e Rua Tufie Mahfud;

R$ 302.397,87 para pavimentação da Rua Alvino Germano Lenz;

R$ 286.280,27 para pavimentação da Rua José Scheuer;

R$ 120.801,34 na pavimentação da Rua Alfredo Schumann no bairro Jaraguá Esquerdo;

R$ 459.627,93 para viabilizar a pavimentação da interseção em nível sob elevado de acesso entre os bairros Vieira e Centenário;

R$ 360.951,95 para viabilizar o recapeamento da Rua João Ropelatto e a pavimentação das Ruas Henrique Demathe e José Theodoro Ribeiro;

R$ 387.955,88 para viabilizar a pavimentação das ruas Maria Madalena Lopes Sant’Ana, Arthur Carsten, Guilherme Schiochet, Adolfo Menel, Otaviano Tissi e Manoel Vieira;

R$ 2.480.007,31 para viabilizar a implantação de interseção em nível BT7;

R$ 30.986,48 para pavimentação da Rua Águas Claras, da Rua Otto Georg e da Rua Paula Aldrovandi;

R$ 45.546,45 para pavimentação da Rua Dorval Marcatto e da Rua Irmã Keiser Nagel;

R$ 206.035,91 na pavimentação da Rua Germano Wagner;

R$ 125.033,70 na pavimentação da Rua Max Eugênio Roberto Zieman, da Rua Victório Campreghen e da Rua Carlos Hafermann;

R$ 138.421,16 na pavimentação Rua Exp. Ervino Raasch;

R$ 89.187,26 na pavimentação da Rua João Marcatto, da Rua Clemente Baratto, da Rua Erich Doubrawa, da Rua Josef Fontana e da Rua José Albus;

R$ 195.833,53 para pavimentação da Rua Tercilio Demarchi e Rua Neura Maria Prestini;

R$ 155.966,80 para pavimentação Rua Exp. Ervino Raasch, da Rua Dorval Marcatto, Rua Prefeito José Bauer e Rua João Carlos Stein;

e R$ 750.000,00 para pavimentação da Rua Herman Grutzmacher.

Todos esses recursos são obtidos através de impostos, ou seja, eles saem do bolso dos contribuintes, por tanto é preciso que a população possa ter acesso a tudo que é discutido e votado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Por conta disso, sempre vale lembra que qualquer pessoa pode conferir todos esses projetos no site do Legislativo em jaraguadosul.sc.leg.br. Todas as terças e quintas-feiras, às 9h30, há sessão na Casa de Leis de Jaraguá do Sul. Nessas sessões, vários outros projetos de lei são apreciados, discutidos e votados pelos parlamentares do município. Para assistir às sessões é só ir à página da instituição em facebook.com/camarajaraguadosul ou no canal do Youtube.