Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores jaraguaenses visitam obras do Hospital São José

COMPARTILHE

Os vereadores de Jaraguá do Sul visitaram as dependências do Hospital São José na tarde desta terça-feira (12). Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Jair Pedri (PSD), Nina Santin Camello (PP), Jeferson CArdozo (UB), Rodrigo Livramento (Novo), Sirley Schappo (Novo) e Jonathan Reinke (Podemos). Eles conferiram as obras que fazem parte da 4a fase do plano diretor da instituição. Após o término dos trabalhos, que têm investimentos de aproximadamente R$ 41,5 milhões, as alas do HSJ terão mais espaço para aumentar a capacidade de atendimento. O Centro de Material Esterilizado, a ala de recuperação pós-anestésica, a farmácia e a área de espera vão ganhar novos espaços e criar as condições necessárias para que o São José esteja credenciado junto ao Governo do Estado para realização de serviços de cardiologia de alta complexidade. O Centro de Cirurgia, por exemplo, vai passar dos atuais 192m² para 530m². Atualmente, as pessoas que precisam desse tipo de procedimento são encaminhadas para outras cidades, principalmente para Mafra, no norte de Santa Catarina. Com o credenciamento, o São José poderá atender a toda a região do Vale do Itapocu.

Capacidade de atendimento do HSJ vai aumentar após a conclusão das obras Foto: Tiago Rosário/CMJS

Os parlamentares também conversaram com os administradores do Hospital sobre as filas nos atendimentos de urgência e emergência. O tema é recorrente na pauta de discussões do Legislativo e a diminuição do tempo de espera no Pronto Socorro é uma reivindicação de vários munícipes e dos próprios vereadores. O presidente do São José, Paulo Cesar Chiodini, fez uma apresentação dos atuais números da instituição e destacou os atendimentos realizados pela Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS). Conforme a sua explicação, a Unidade foi criada para ajudar a diminuir o gargalo no Pronto Socorro do São José no contexto da pandemia de coronavírus, portanto, até o momento, só atendia a casos de infecção pela doença. Agora, com o controle da Covid-19, ele afirma que a UAPS será utilizada para desafogar o Pronto Socorro, atendendo a pacientes menos graves e deixando as urgências e emergências no PS. “A pandemia está sendo reduzida e essa estrutura vai ficar para apoiar. Então a gente tem a certeza que os serviços vão melhorar, principalmente nas questões de tempo de espera”, destacou Chiodini.

Presidente Paulo Chiodini apresentou os números da instituição aos parlamentares Foto: Tiago Rosário/CMJS

O vereador Jonathan Reinke também destacou que essa aproximação entre o Hospital e o Poder Legislativo é fundamental para entender as necessidades da instituição e encontrar soluções para os problemas apresentados pela população. “Temos agora os dois lados da moeda, dos munícipes e do hospital, e assim a gente vai estudando a melhor forma de contribuir para melhorar a saúde de Jaraguá do Sul”, frisou.

Centro Cirúrgico vai passar de 192m² para 530m² Foto: Tiago Rosário/CMJS
Vereadores conheceram as novas instalações do HSJ Foto: Tiago Rosário/CMJS