Vereadores jaraguaenses visitam obras do Hospital São José

Os vereadores de Jaraguá do Sul visitaram as dependências do Hospital São José na tarde desta terça-feira (12). Estiveram presentes o presidente do Legislativo, Jair Pedri (PSD), Nina Santin Camello (PP), Jeferson CArdozo (UB), Rodrigo Livramento (Novo), Sirley Schappo (Novo) e Jonathan Reinke (Podemos). Eles conferiram as obras que fazem parte da 4a fase do plano diretor da instituição. Após o término dos trabalhos, que têm investimentos de aproximadamente R$ 41,5 milhões, as alas do HSJ terão mais espaço para aumentar a capacidade de atendimento. O Centro de Material Esterilizado, a ala de recuperação pós-anestésica, a farmácia e a área de espera vão ganhar novos espaços e criar as condições necessárias para que o São José esteja credenciado junto ao Governo do Estado para realização de serviços de cardiologia de alta complexidade. O Centro de Cirurgia, por exemplo, vai passar dos atuais 192m² para 530m². Atualmente, as pessoas que precisam desse tipo de procedimento são encaminhadas para outras cidades, principalmente para Mafra, no norte de Santa Catarina. Com o credenciamento, o São José poderá atender a toda a região do Vale do Itapocu.

Capacidade de atendimento do HSJ vai aumentar após a conclusão das obras Foto: Tiago Rosário/CMJS

Os parlamentares também conversaram com os administradores do Hospital sobre as filas nos atendimentos de urgência e emergência. O tema é recorrente na pauta de discussões do Legislativo e a diminuição do tempo de espera no Pronto Socorro é uma reivindicação de vários munícipes e dos próprios vereadores. O presidente do São José, Paulo Cesar Chiodini, fez uma apresentação dos atuais números da instituição e destacou os atendimentos realizados pela Unidade de Apoio ao Pronto Socorro (UAPS). Conforme a sua explicação, a Unidade foi criada para ajudar a diminuir o gargalo no Pronto Socorro do São José no contexto da pandemia de coronavírus, portanto, até o momento, só atendia a casos de infecção pela doença. Agora, com o controle da Covid-19, ele afirma que a UAPS será utilizada para desafogar o Pronto Socorro, atendendo a pacientes menos graves e deixando as urgências e emergências no PS. “A pandemia está sendo reduzida e essa estrutura vai ficar para apoiar. Então a gente tem a certeza que os serviços vão melhorar, principalmente nas questões de tempo de espera”, destacou Chiodini.

Presidente Paulo Chiodini apresentou os números da instituição aos parlamentares Foto: Tiago Rosário/CMJS

O vereador Jonathan Reinke também destacou que essa aproximação entre o Hospital e o Poder Legislativo é fundamental para entender as necessidades da instituição e encontrar soluções para os problemas apresentados pela população. “Temos agora os dois lados da moeda, dos munícipes e do hospital, e assim a gente vai estudando a melhor forma de contribuir para melhorar a saúde de Jaraguá do Sul”, frisou.

Centro Cirúrgico vai passar de 192m² para 530m² Foto: Tiago Rosário/CMJS
Vereadores conheceram as novas instalações do HSJ Foto: Tiago Rosário/CMJS