Vereadores mirins aprovam as primeiras matérias de 2021

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, na manhã desta quarta-feira (16), a segunda sessão ordinária e presencial de 2021. Dois ex-presidentes da Câmara Mirim também participaram da reunião: Haika de Godoy, que foi presidente mirim no 1° semestre de 2019, e Luiz Eduardo Marquardt, presidente no 2° semestre de 2019. Ambos participaram da entrega dos quadros para a galeria de ex-presidentes. O presidente mirim de 2020, Fábio Levandowski, também ganhou quadro na galeria, porém não pôde participar da cerimônia por conta de um imprevisto.

Durante a sessão foi aprovado um requerimento da vereadora mirim Kely de Lima Badaz que solicitou à Secretaria de Educação informações acerca dos planos de implantação de um Centro de Educação Infantil para atender aos bairros Rio Cerro I e II. A jovem parlamentar lembra que atualmente não existe nenhum CMEI que atenda à comunidade e que muitas famílias necessitam se deslocar de transporte público para levar seus filhos até outros bairros.

Também foram aprovadas quatro indicações, veja o que diz cada uma delas:

Absorventes femininos em escolas

A indicação n° 1/2021, a primeira do ano, é da mirim Maria Carollini Maes que pediu à Prefeitura de Jaraguá do Sul a disponibilização de absorventes femininos em locais adequados nos banheiros das escolas municipais. O objetivo é o de evitar constrangimentos e adversidades para as meninas que frequentam a rede pública de ensino e que, em muitos casos, não estão preparadas para a situação.

Ampliação dos horários de ônibus

A indicação n°2/2021, de autoria de Kely de Lima Badaz, sugere que o Executivo amplie os horários do transporte público coletivo nos bairros Rio Cerro I e Rio Cerro II. Ela argumenta que os bairros são muito distantes do centro de Jaraguá do Sul e muita gente depende do transporte público. Kely lembra que os últimos ônibus saindo do Terminal Rodoviário são às 19h e depois somente às 22h30. “Muito tarde para as pessoas, principalmente para adolescentes e mulheres”.

Reinstalação de abrigo de ônibus

A mirim Daniela Lais Dauhs foi autora da terceira indicação do dia, que solicita ao Executivo a reinstalação do abrigo para usuários do transporte público coletivo na Rua André Voltolini, próximo ao número 360, no bairro Nereu Ramos. Esta é a rua onde ela reside e, segundo a parlamentar mirim, durante uma ventania forte, o telhado do abrigo foi arrancado e, logo em seguida, a Prefeitura fez a retirada total do abrigo, porém não colocou outro no local.

Área de lazer no Tifa Martins

E a quarta indicação foi da vereadora Ana Luiza Hotz que pediu a implantação de uma área de lazer com playground num terreno público municipal localizado na Rua dos Ipês. Ela sugere que o lugar tenha quadra esportiva e aparelhos de ginástica. “Precisamos de um local para levar nossas crianças para brincar, se divertir e conhecer outras crianças”, destaca.

A próxima sessão mirim está marcada para o dia 14 de julho, às 9h, no plenário Victor Bauer da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 16.06.2021