Vereadores mirins celebram 100 anos da Escola Julius Karsten

Na manhã desta quarta-feira (31), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da Escola Estadual Julius Karsten. O evento ocorreu nas dependências da unidade, no bairro Rau, e contou com a presença de centenas de alunos da instituição, além de diversas autoridades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida, a assessora pedagógica da rede municipal de ensino Sabrina de Oliveira, Leopoldo Diehl Filho, representando a coordenadoria regional de Educação, Margarete Menestrina Luzzani, diretora da Escola Julius Karsten, Bruna Lazzarotto Silva, presidente da Câmara Mirim em 2022 e estudante da unidade, e Katia Cristiane Ossowsky, bisneta de Julius Karsten.

Essa foi a primeira sessão itinerante realizada pelos vereadores mirins desde o início do programa em 2011. A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, relembrando a trajetória da escola e seu importante papel na comunidade ao longo dos anos. A vereadora mirim Laura Danielle Schiwe leu a história da Escola Julius Karsten para os presentes, desde o início dela, muito antes da construção de seu prédio atual. Conforme Laura, em 1921, agricultores da Estrada Nova de Retorcida uniram-se e construíram um prédio escolar e, em 5 de março de 1923, a Escola Mista da Estrada Nova de Retorcida tornou-se uma realidade, proporcionando às crianças da região a oportunidade de estudar sem a necessidade de deslocarem-se para colégios distantes.

A mirim ressaltou que, no ano de 1924, essa unidade escolar passou a ser controlada pelo governo estadual de Hercílio Luz. Em 1947, surgiu a ideia de construir uma nova escola na região próxima ao comércio do bairro Rau. Com o apoio dos moradores e a doação de um lote de terra pelo senhor Julius Karsten, foi possível construir um novo prédio no local, justamente onde a escola se encontra atualmente.

A nova instituição iniciou suas atividades em 1º de março de 1948, denominando-se Escola Reunida da Estrada Nova de Retorcida. Pouco tempo depois, passou a ser chamada de Escola Isolada Estrada Nova de Retorcida. Em 1962, o nome foi alterado para Escola Reunida Estadual Julius Karsten, em homenagem ao seu patrono, que teve uma forte presença na comunidade e no município, dedicando-se intensamente à educação. Em 1983, o projeto cresceu e foi iniciado o ginásio de 5ª a 8ª série na escola.

“E, para concluir a realização do sonho e o apelo da comunidade, no ano de 1988, teve início o curso de Educação Geral, 2º grau. A partir dessa data, a escola passou a chamar-se Colégio Estadual Julius Karsten. Em 2004, ela assumiu a função de ensino básico e passou a ser denominada Escola de Ensino Básico Julius Karsten”, destacou Laura.

Durante a solenidade, uma placa comemorativa e flores foram entregues à diretora Margarete Luzzani e à bisneta de Julius Karsten, Katia Cristiane Ossowsky, em reconhecimento à importância da escola na formação educacional da comunidade ao longo dos 100 anos de existência.

Ao fazer uso da palavra, Margarete destacou o trabalho de várias pessoas para o sucesso da instituição. Ela lembra que cuidar de uma escola não é fácil e que precisa ser construída por diversas mãos. Margarete relatou que em 1990 trabalhou pela primeira vez na Julius Karsten ainda como temporária, mas gostou tanto da escola e do bairro que procurou fixar residência na região.

“Cada um de nós compõem a sua história. Cada um de nós tem o dom de ser feliz e de ser capaz. Se eu estou aqui hoje, a semente que eu plantei vai ficar em algumas mentes”, salientou.

O presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida, ressaltou que os 100 anos da entidade são de muita inspiração, de memórias, de diferença na vida das pessoas e de formação de gerações que contribuíram para o crescimento de Jaraguá do Sul e do estado de Santa Catarina. Para ele, poder celebrar esse centenário é um privilégio.

“Sei da importância da Educação na vida das pessoas. Sinto-me lisonjeado em participar deste ato que tem como premissa valorizar a memoria da instituição e os profissionais que deixaram suas marcas ao longo desses anos. A Julius Karsten é um exemplo de que sem o envolvimento e contribuição de todos os funcionários não seria possível celebrar o centenário”, destacou.