Vereadores mirins celebram os 30 anos do Boi de Mamão do Rio Molha

Na manhã desta quarta-feira (27), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul protagonizaram uma sessão de homenagem aos 30 anos do Boi de Mamão da Escola Municipal Ribeirão Molha. O evento contou com a presença do presidente do Legislativo jaraguaense, Luís Fernando Almeida (MDB), da secretária municipal de Educação, Emanuela Wolf, e do diretor da escola, Valdinei Tait.

Além deles, também marcaram presença a professora de dança Emily Vanceler, o professor de música Mateus Renan Salído dos Santos e o professor de teatro Paulo César da Silva, todos da Escola Ribeirão Molha. A sessão foi marcada por um clima festivo e reconhecimento à importância cultural do Boi de Mamão, que se apresentou no evento ao som da banda da escola.

O Boi de Mamão é uma das manifestações mais emblemáticas do litoral catarinense, apresentando, de forma lúdica, o enredo da morte e ressurreição do boi, personagem central dessa tradição. A história do Boi de Mamão em Jaraguá do Sul remonta a 1993, quando Manuel Rosa, conhecido como Manequinha, trouxe essa expressão cultural afrodescendente ao município.

A trajetória do Boi de Mamão na Escola Ribeirão Molha teve início naquele mesmo ano, quando a instituição recebeu uma doação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, incluindo bonecos e fantasias, entre eles o emblemático Boi de Mamão. Desde então, a unidade se tornou um polo de preservação e celebração dessa tradição, envolvendo alunos e a comunidade em geral.

Durante a sessão, foi exibido um vídeo emocionante que contou a história completa dos 30 anos de existência do Boi. O registro audiovisual ressaltou a importância da preservação cultural e a dedicação de todos que, ao longo dos anos, contribuíram para manter viva essa expressão tão significativa da cultura catarinense.

A presidente mirim, Clara Lafim, junto ao presidente Luiz Fernando Almeida, realizou a entrega da merecida homenagem aos responsáveis pelo sucesso do Boi de Mamão. Placas e flores foram entregues ao diretor Valdinei, ao diretor teatral Paulo César, ao diretor musical Mateus Renan e à coreógrafa Emily, em meio a aplausos dos alunos da unidade, que estavam na plateia.

“É o reconhecimento de um longo trabalho que se iniciou lá em 1993 e que vem perpassando ano a ano e faz o que a Ribeirão Molha se torne o que é hoje”, ressaltou o diretor Valdinei.

“Uma história composta por estudantes com as mesmas idades dos nossos vereadores mirins. Então poder estar homenageando a escola e o Boi de Mamão é estar homenageando os estudantes que tem tanto orgulho em fazer parte deste folguedo, desta tradição folclórica que é muito nossa”, destacou Joel Corrêa, coordenador do Programa Vereador Mirim.

Os homenageados receberam placas e flores durante a sessão Foto: Tiago Rosário