Diplomados os Vereadores Mirins de 2019

Vereadores Mirins de 2019 são diplomados na Câmara de Vereadores

Na tarde desta segunda-feira (10), em cumprindo o Art. 4º do regimento Interno da Câmara Mirim aprovado pela resolução nº 1/2018, ocorreu Sessão Solene de Diplomação dos Vereadores Mirins e seus Suplentes, eleitos para a legislatura em 2019.

A ação envolvendo as escolas através da Câmara Mirim consta nos registros da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul desde o ano 2005.

O projeto inicial, denominado Prefeito Mirim, era desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e virou lei em 2007. O projeto nestes moldes elegeu 3 legislaturas: 2005, 2007 e 2011.

Em novembro de 2011, por solicitação dos próprios Vereadores Mirins, a Câmara de Vereadores aprovou a lei 6251/2011, revogando a Lei anterior e instituindo o Programa Vereador Mirim.

A partir desta lei, o Programa Vereador Mirim passou a ser responsabilidade da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, tendo como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e estudantes das redes pública e particular de ensino.

Participaram da Sessão Solene, vereadores, o presidente da Câmara de Municipal de Massaranduba, Fabiano Kempski, a Assessora das Coordenações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Lenir Fátima Müller Bogo e diretor da Escola do Legislativo da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu professor Francisco Schork, entre outras autoridades.

A estudante Júlia Helena Grützmacher, Vereadora Mirim com maior idade eleita para legislatura 2019, falou em nome dos demais vereadores mirins. Disse que tem boas expectativas quanto à próxima legislatura da Câmara Mirim. “Com certeza 2019 vai ser um ano de muito aprendizado para todos nós”, salientou.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, em seu discurso reafirmou que a intenção não é brincar de ser vereador, mas sim, envolver estes jovens estudantes em discussões de temas relevantes para a melhoria na qualidade de vida da comunidade jaraguaense. “Estes estudantes diplomados no dia de hoje para assumirem compromissos legislativos, são os cidadãos do futuro, mas não podemos esperar até lá para que estes jovens exerçam a cidadania, ela precisa acontecer no presente”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner, ressaltou a importância do Programa Vereador Mirim para o exercício da cidadania. “Temos a convicção de que o Programa Vereador Mirim multiplica frutos de cidadania”.

Vereadores Mirins 2019

– Haika de Godoy