Vereadores mirins de 2023 são diplomados na Câmara

Na manhã desta quarta-feira (7), os 22 jovens que farão parte do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul em 2023 tiveram uma ideia do que espera por eles no ano que vem. A diplomação dos parlamentares mirins ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores, autoridades e foi presidida pelo 1° secretário da Mesa Diretora, vereador Luís Fernando Almeida (MDB). Desde 2005, quanto foi criada, a Câmara Mirim jaraguaense já empossou 162 vereadores e vereadoras mirins, sem contar os de 2023. Ao todo, estudantes de 38 unidades de ensino municipais, estaduais e privadas participaram do projeto.

Poliana Roberta Wolkmann (E.M.E.B. Atayde Machado), como vereadora mirim mais velha, foi a primeira a utilizar a tribuna para falar sobre a ansiedade que tem para viver as atividades do Programa. Ela afirmou que já percebeu a responsabilidade que terá durante o exercício do mandato e frisou que os novos mirins precisam valorizar a confiança que as escolas depositaram neles.

“Esperamos que esta experiência no Programa Vereador Mirim seja uma oportunidade de sermos ouvidos e que nossas ideias também possam fazer a diferença na vida das nossas comunidades. Agradeço imensamente a minha escola Atayde Machado e de igual maneira estendo este agradecimento às demais escolas, por oportunizarem a todos nós estarmos ocupando este espaço de protagonismo”, salientou.

Luís Fernando Almeida também usou a tribuna e afirmou que o Vereador Mirim desenvolve as capacidades pontuais de cada aluno através de cursos, integrações e na prática da oratória. Ele sublinhou que essa será a oportunidade que os jovens parlamentares terão para serem ouvidos, pois a origem do parlamento está no falar, no discursar. Todavia, ele adverte que tudo tem que ser feito com responsabilidade, já que os estudantes serão vistos como espelho para sua comunidade escolar.

“São pontos fundamentais que no dia-a-dia, lá na frente, irão impactar positivamente na vida de cada um. Seja no relacionamento social, seja no relacionamento profissional”, explicou.

Esses serão os vereadores mirins de 2023 em Jaraguá do Sul Foto: Tiago Rosário/CMJS

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Gilmara Ferreira Cruz, ressaltou que o Programa Vereador Mirim complementa a Base Comum Curricular que guia o Ensino Público. Além disso, ele trabalha alguns objetivos em comum, como o fortalecimento da democracia. Ela afirma que o projeto também ajuda a valorizar os conhecimentos históricos para colaborar com uma sociedade justa, o que também é tarefa das escolas.

“Trabalhar com questões éticas, democráticas e solidárias, isso é muito importante. E gostaria de parabenizar as escolas participantes. Estamos com sete aqui contempladas, mas foram várias inscritas”, ilustrou.

Confira quem são os vereadores mirins de 2023:

VEREADORES UNIDADE ESCOLAR
Pablo Raul Rodrigues Silvano E.M.E.B. Max Schubert
Sarah Anny Lukasinski E.M.E.B. Atayde Machado
Vanessa Cristina Peixe E.M.E.B. Santo Estêvão

Esses serão os mirins que tomarão posse no dia 8 de março de 2023, às 9h. A sessão de posse será aberta ao público e transmitida pela TV Câmara Jaraguá do Sul.

Diplomação:

Cerimônia de Diplomação dos Vereadores Mirins Legislatura 2023