Vereadores mirins de Jaraguá do Sul fazem primeira atividade do ano

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul ficou repleta de adolescentes na tarde desta quinta-feira (16). Os vereadores mirins do município realizaram a primeira atividade de 2022 e aproveitaram para conhecer todas as dependências e setores do prédio do órgão, que fica na Rua dos Imigrantes, no bairro Rau. Além desse primeiro contato com o Poder Legislativo, eles realizaram algumas atividades lúdicas para se conhecerem melhor e entender como vai funcionar a dinâmica dos trabalhos da legislatura. Os jovens também tiraram fotos individuais que irão para o site do Programa Vereador Mirim e receberam os materiais didáticos que serão utilizados no decorrer do ano.

Mirins visitam o setor de Comunicação do Legislativo jaraguaense

A mirim Nicoly Zavaski (EMEB Luiz Gonzaga Ayroso) é a mais nova da turma. Ela entrou na vaga da vereadora mirim suplente da instituição, que trocou de escola e teve que deixar o cargo. Nicoly conta que conheceu o Programa através do estudante Eduardo Marquardt, que foi presidente mirim em 2019 e compartilhava com a comunidade escolar as suas experiências. “Espero aprender bastantes coisas porque eu gosto muito de política e parece ser uma ótima oportunidade para mim”, afirmou.

O estudante João Danilo Heck (EMEB Gertrudes S. Milbratz) disse que desde 2018 esperava pela oportunidade de ser um vereador mirim. Ele conheceu o projeto através de uma visita à Câmara Municipal que realizou com sua escola no âmbito do Programa Alunos no Legislativo. João afirma que pretende ser um empreendedor e que precisa entender da política para isso, já que muitas coisas da sua futura profissão envolvem questões que são resolvidas politicamente. “A vida do empresário também envolve a política, porque envolve questões de liberdade econômica, impostos, leis”, explica.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, ressalta que trazer os jovens para o Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia. “Quanto mais esses adolescentes souberem o quanto a política é importante na vida dos cidadãos e da importância que a Câmara de Vereadores tem no município, acreditamos que, no futuro, vai ser muito mais fácil para as pessoas entenderem quando falarem sobre os assuntos que são abordados aqui”, destaca.

A primeira sessão dos vereadores mirins neste ano acontece no dia 16 de março, às 14h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul no Facebook e no Youtube. Nesta data, os jovens parlamentares tomarão posse de seus cargos e vão eleger a mesa diretora para comandar os trabalhos no primeiro semestre de 2022.

Os estudantes receberam o material que irão utilizar durante as atividades de 2022