Vereadores mirins de Jaraguá do Sul iniciam atividades de 2023

Os vereadores mirins jaraguaenses iniciaram os trabalhos legislativos de 2023 na manhã desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal. Eles foram recepcionados pelo presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida (MDB), pelo gerente de Comunicação da Casa, André de Carvalho Ferreira, e pelo coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Corrêa.

Para iniciar, eles receberam as instruções de como será o ano legislativo, realizaram uma sessão de fotos para serem colocadas no site mirim e participaram de uma dinâmica para se conhecerem melhor. Além disso, os jovens parlamentares ganharam materiais didáticos como bolsas, canetas personalizadas e cadernos para suas atividades ao longo do ano. Também receberam publicações da Casa de Leis que os ajudarão na condução dos trabalhos, como Regimento Interno Mirim, Código de Ética Mirim, o livro sobre a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, a Lei Orgânica do Município, o ECA em Miúdos, entre outros itens.

Joel Corrêa ressalta que é importante que os novos vereadores mirins se debrucem sobre os materiais e estudem os conteúdos para que estejam preparados para exercer a vereança mirim. Ele também lembra que os trabalhos realizados pelos adolescentes serão refletidos nas comunidades onde eles estão inseridos, já que um dos deveres como parlamentar mirim é o de levar ao conhecimento dos colegas de escola tudo o que aprenderam no Programa.

“Não estamos formando políticos. Nós estamos formando cidadãos mais conscientes principalmente dos seus deveres e dos seus direitos”, frisa o coordenador.

A mirim Alice Canete (EEB Profa Valdete I. P. Zindars) se disse ansiosa pelo início das atividades e que o que mais lhe gera expectativa são os cursos de oratória e fotografia. “Porque eu acho que não vai me ajudar só na carreira, mas também na minha vida”, explica.

Vitor Höpner (EMEB Rodolpho Dornbusch) afirmou que está mais interessado por política desde que entrou para o Programa e está estudando sobre os assuntos correlatos a fim de se preparar para os trabalhos. “A gente vai aprender bastante coisa nas primeiras aulas”, comenta. Ele conta que já tem até uma ideia para pôr em prática em sua escola: uma caixa de e-mail que estaria à disposição da comunidade escolar a fim de colher sugestões, críticas e ideias que possam ser levadas ao plenário da Câmara Mirim.

A primeira sessão mirim deve ocorrer em 15 de março, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul. Antes disso, nos dias 22 de fevereiro e 1° e 8 de março, os jovens devem realizar mais estudos de preparação.

O presidente da Câmara, Luís Fernando Almeida, recepcionou os jovens mirins Foto: Tiago Rosário/CMJS