Vereadores mirins fazem indicações visando a segurança da população

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram na manhã desta quarta-feira (14) mais uma sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal, a terceira sessão presencial de 2021. Três deles trouxeram ideias para melhorias no município, algumas dessas demandas estão relacionadas com a segurança das pessoas, confira:

A vereadora mirim Alyne Nunes de Lima (EMEB Atayde Machado) fez duas sugestões. Em uma delas, ela pediu que o Executivo e a concessionária do transporte coletivo municipal providenciem a instalação de câmeras de monitoramento dentro dos ônibus. Segundo ela, isso servirá para dar mais segurança aos passageiros e aos próprios motoristas, auxiliando na inibição de delitos que possam ser causados durante os trajetos dos veículos. Em outra indicação, Alyne pediu que a Prefeitura jaraguaense realize a pavimentação da Rua 15 de Setembro no bairro Rau para melhorar, além do tráfego, a qualidade de vida dos moradores do local.

O mirim Cauã Steinert Machado (EMEF Helmuth Guilherme Duwe) fez uma indicação que reivindica reparos na ponte da Rua Erwin Rux, no bairro Rio da Luz. Ele afirma que, na ponte citada, as barreiras físicas laterais encontram-se com rachaduras ou até mesmo quebradas. “Esta situação causa perigo aos que trafegam neste local”, explicou.

Proteções da ponte da Rua Erwin Rux, no bairro Rio da Luz

Cauã também solicitou à Prefeitura a implantação de uma área de convivência para os moradores do bairro Rio da Luz, com playground, aparelhos de ginástica e quadra de esportes. Conforme ele expôs, o Rio da Luz fica distante da região central da cidade e de bairros que possuem locais públicos de lazer para a comunidade.

A última indicação apreciada foi do mirim Murilo Michalack Manoel (EMEF Santo Estevão), que pediu à Prefeitura melhorias na Escola Municipal Santo Estevão, no Garibaldi, como instalação de um portão eletrônico com interfone para identificação dos visitantes e a construção de um abrigo de passageiros em frente à escola com uma passarela que ligue a Santo Estevão ao abrigo. “Todo investimento em segurança e bem-estar para os estudantes é justificável: a família sente-se mais tranquila e os profissionais e estudantes da unidade de ensino sentem-se mais valorizados”, ressaltou.

Entrada da EMEF Santo Estevão

As indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para avaliação. A próxima sessão mirim está marcada para o dia 25 de agosto, às 9h, no plenário Victor Bauer da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 14/07/2021