Vereadores mirins jaraguaenses de 2024 são diplomados

Os 22 vereadores mirins de Jaraguá do Sul que atuarão em 2024 receberam seus diplomas na tarde desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal. Além deles, estiveram presentes o presidente do Legislativo, vereador Luís Fernando Almeida, a secretária de Educação, Emanuela Wolff, a representante da Coordenadoria Regional de Educação, Camila Belo, e o diretor do Colégio Conexão, Marco Antônio Machado.

Esta é a primeira vez na história que a maioria dos mirins são do sexo masculino. Serão 13 meninos e nove meninas. Confira:

VEREADORES UNIDADE ESCOLAR
Kauã Magalhães Rocha E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs
Heloise Lennert E.M.E.B. Profª Gertrudes Steilein Milbratz
Matheus Gabriel Esquinca Barros Venancio E.M.E.B. Waldemar Schmitz
Esta é a primeira vez na história que a maioria dos mirins são do sexo masculino Foto: Augusto Neves

Por ser a mais velha, a jovem Julia Carlini presidiu a solenidade e foi a primeira a usar a tribuna da Casa de Leis. Em seu discurso, ela frisou que os adolescentes estão sempre ligados às coisas que acontecem em sua comunidade e, em vários momentos, gostariam de expressar sua opinião. Porém, ela adverte que nem sempre os jovens têm a oportunidade de fazer isso, mas graças ao Programa Vereador Mirim os selecionados poderão se expressar e falar sobre situações que ocorrem no seu cotidiano.

“Temos a possibilidade não só de expor o seu ponto de vista, mas também de agir a partir dele, colocando suas ideias em prática”, destacou.

Com a solenidade desta quarta-feira, já são 206 vereadores mirins diplomados pela Câmara Mirim jaraguaense desde 2005, quando foi instituída. Ao todo, estudantes de 38 unidades de ensino municipais, estaduais e privadas participaram do projeto. A primeira sessão de 2024 será no dia 6 de março, às 14h30, mas a primeira atividade de preparação ocorre já no dia 14 de fevereiro.