Vereadores mirins jaraguaenses defendem projetos em Brasília

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul estiveram em Brasília na quinta e sexta-feira passadas para participar do Câmara Mirim 2023, ação educativa promovida pelo Plenarinho da Câmara de Deputados, que simula a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em comissões e no plenário. Neste ano, os jovens parlamentares jaraguaenses tiveram participação ativa na discussão dos projetos apresentados no Legislativo Federal.

A primeira matéria previa a obrigatoriedade de haver grêmios escolares, escolhidas por eleições, em todas as escolas do país. Para o autor da ideia, o jovem mineiro Henrique de Sousa, os grêmios ajudam na comunicação entre os estudantes e deles com os professores e com a direção da escola. Além disso, podem contribuir na resolução de conflitos internos, como bullying, brigas e casos de racismo. Outro ponto destacado por Henrique é o impacto no clima escolar.

Jovens parlamentares das Câmaras Mirins de Jaraguá do Sul e Blumenau (SC) e estudantes de Petrolina (PE), debateram o PL. A comissão incluiu no texto um detalhamento dos objetivos e das ações previstas para os grêmios.

O PL foi relatado pela deputada mirim Maísa de Azevedo de Jaraguá do Sul, que assumiu o posto com a experiência de ser primeira secretária na sua Câmara Mirim. “Eu já estou acostumada a estar lá na frente falando, mas aqui foi diferente, porque é Brasília, Câmara dos Deputado. Eu gostei muito porque a opinião de todo mundo foi ouvida, algumas pessoas discordaram, mas não teve gritaria, todo mundo se escutou, se respeitou e isso ficou expresso no texto final, que ficou bem diferente do que veio”, observou.

A também jaraguaense Nicolly Coelho Grossklas defendeu o projeto na tribuna e destacou o quão importante é para os alunos a existência das agremiações. Para ela, os jovens precisam lutar por seus direitos e deveres, e afirma que a escola é a etapa inicial para isso.

“A partir do momento em que o jovem luta por seus direitos dentro da escola, estamos dando espaço para o jovem falar, evoluir. Os grêmios estudantis geram interesse em liderança dos jovens”, defendeu, ao pedir apoio à proposta. Nicolly ainda lamentou que apenas 12% das escolas de todo o Brasil tenha grêmios estudantis.

Nicolly defendeu o projeto na tribuna e destacou o quão importante é para os alunos Foto: Câmara dos Deputados

Dia Nacional de Combate ao Capacitismo

Um projeto apresentado pelo pernambucano Elton Lima foi votado de forma nominal e aprovado por 136 votos a favor, sete contra e cinco abstenções. O texto prevê a criação do Dia Nacional de Combate ao Capacitismo. A ideia é que a lei, se virar realidade, possibilite a equidade nas escolas, evitando todo tipo de discriminação, desrespeito e evasão escolar, criando um ambiente seguro para todos os estudantes. Para o autor da matéria, todos os seres humanos têm direito à igualdade e ao respeito, por isso propôs o projeto.

O mirim jaraguaense Kauã Henrique da Silva também defendeu o projeto durante a discussão. Para ele, falar sobre o capacitismo nas escolas é crucial para promover a inclusão e a igualdade, já que o capacitismo se manifesta em estereótipos e preconceitos em relação às pessoas com deficiência, o que pode levar a discriminação e exclusão. Kauã ainda adverte que, ao abordar esse tema, educadores podem sensibilizar os estudantes, ensinando-os a respeitar a diversidade e a compreender as capacidades individuais.

“Ao discutir o capacitismo, as escolas ajudam a combater a desigualdade e a promover um ambiente inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e aceitos. Isso contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e empática. A educação é a base para a mudança, e ao integrar o combate ao capacitismo no currículo, estamos formando cidadãos mais conscientes e comprometidos com a equidade”, ressaltou.

Kauã também defendeu o projeto durante a discussão Foto: André de Carvalho Ferreira/CMJS

Além de participar ativamente das discussões, os vereadores mirins jaraguaenses puderam conhecer a Capital Federal, as dependências do Congresso Nacional e ficar por dentro da história política do país. Eles visitaram também o gabinete do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e puderam fazer perguntas e discutir propostas legislativas com o parlamentar. Na oportunidade, Chiodini fez a destinação de R$ 1.000.000,000 (um milhão) para os Vereadores Mirins. O recurso será repassado à prefeitura, via Ministério do Esporte e será destinado para a Implantação de Área Esportiva e de Lazer, nos bairros Santo Antônio e Três Rios do Norte.

A participação dos mirins de Jaraguá do Sul pode ser conferida no canal do Youtube da Câmara dos Deputados.

Dezenas de estudantes representaram a bancada catarinense no evento Foto: Câmara dos Deputados