Vereadores mirins jaraguaenses participam de seminário da Alesc

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul estiveram nesta terça-feira (28) em Joinville para participar do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal joinvillense e propôs discutir o papel do vereador mirim com os jovens. Também foram desenvolvidos outros assuntos em três palestras. A primeira, do professor Isaac Facchini Badinelli, falou sobre os deveres e responsabilidades do vereador mirim perante a sociedade. A segunda, do professor Luciano Daudt da Rocha, discutiu a Constituição Federal e o Poder Legislativo. E a terceira, sob o comando de João Pedro Sansão, abordou argumentação e oratória.

Isaac Facchini Badinelli foi o primeiro a palestrar aos jovens Foto: divulgação

Conforme a coordenadora da Escola do Legislativo da Alesc, Alcilea Medeiros, esse foi o primeiro evento de 2023, que ainda contará com diversas atividades, como o Encontro Regional no mês de agosto e o Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em outubro. Ela afirma que este ano a Escola vai trabalhar mais próximo das Câmaras de Vereadores e de forma regionalizada.

A mirim jaraguaense, Maísa de Azevedo (EMEB Jonas Alves de Souza), destacou que o Seminário foi muito proveitoso e elucidativo, já que os jovens parlamentares aprenderam coisas diferentes e puderam conversar com mirins de outras cidades para trocar experiências. No encontro estiveram presentes mirins de Piçarras e Guaramirim, além de Jaraguá e Joinville.

“É muito importante para a formação de nossa vida. A gente está conhecendo muitas pessoas novas, várias amizades”, relatou.

Ao final da sessão, os jovens mirins posaram para a foto Foto: divulgação