Vereadores mirins jaraguaenses protestam contra a exploração infantil

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram da caminhada contra o abuso e a exploração infantil no último sábado (21), no Centro da cidade. A manifestação foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/JS). Ela foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ao Maio Laranja. A saída da passeata foi em frente ao Museo da Paz, na Av. Getúlio Vargas, e terminou no Museu Histórico Emílio da Silva, na Praça Ângelo Piazera.

Os mirins empunharam um cartaz com os dizeres “Toda criança e adolescente tem direito à garantia de liberdade e dignidade”, retirado do artigo 15 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mirins posam com a faixa e balões para lembrar do Maio Laranja Foto: Tiago Rosário/CMJS

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, em 2020, 65 casos de abuso infantil foram registrados em Jaraguá do Sul. Em 2021, o município teve 38 ocorrências do tipo. E em 2022, apenas no primeiro trimestre, foram 36. A vereadora mirim Bruna Lazarotto (E.E.B. Julius Karsten) relatou que já teve amigas da sua idade que passaram por situações de violência e, por isso, acredita que a caminhada é muito importante para chamar a atenção da sociedade para a questão e também para dar coragem aos jovens, que estão passando por situação de abuso, de denunciar o fato.

A presidente mirim de 2022, Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis), discursou junto às autoridades presentes na Praça Ângelo Piazera. Ela alertou para os cuidados que os adultos devem ter ao ouvir as crianças e dar atenção ao que elas dizem. “É preciso escutar as nossas crianças e adolescentes. Eles precisam ser ouvidos por que, muitas vezes, eles não têm esse apoio e acabam sofrendo com a violência”, advertiu.

Presidente mirim Gabriela Güths discursou junto a outras autoridades do município Foto: Tiago Rosário/CMJS

Ex-vereadoras mirins também se fizeram presentes na caminhada. A presidente mirim de 2021, Maria Carollini Maes, ressaltou que a vivência como parlamentar mirim deu conhecimentos a ela para saber se portar diante de casos de violência infantil e afirmou que manifestar repúdio a esses casos é essencial para mudar essa realidade. “Mostrar nosso apoio a essas pessoas que sofrem é muito importante”, destacou.

Em caso de violência contra jovens, denuncie pelo Disque 100 ou pelo Conselho Tutelar no 0800 642 0122.

A faixa dos vereadores mirins fizeram coro a outras faixas contra a violência infantil Foto: Tiago Rosário/CMJS

Confira mais fotos da caminhada: