Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores mirins jaraguaenses se preparam para evento nacional

COMPARTILHE

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, na tarde desta quarta-feira (21), uma atividade de preparação para o Câmara Mirim 2022, que é promovido anualmente pela Câmara dos Deputados Federais. O evento é uma ação educativa do parlamento brasileiro que simula as atividades desenvolvidas pelos deputados, desde a elaboração do projeto de lei até a sua votação em plenário, parecido com o que acontece com os vereadores mirins no âmbito municipal.

Na edição 2022, os deputados mirins por um dia vão apreciar e votar três projetos de lei. O primeiro deles é de autoria de Maria Eduarda Tavares, estudante de Belo Horizonte-MG, e visa ampliar a duração da licença-maternidade de seis meses para um ano. O segundo projeto foi elaborado por Letícia Porto, jovem do município de Rio Claro-SP, e pretende criar política pública para os animais abandonados nas ruas, oferecendo castração, cuidados pós-operatórios e vacinação de cães e gatos das famílias de baixa renda. E o terceiro PL, que é de autoria de Ana Sofia Simão, de Mossoró-RN, objetiva obrigar estabelecimentos de comercialização de alimentos a disponibilizar cardápios acessíveis em Braile, Libras e audiodescrição.

As três matérias foram analisadas e discutidas pelos mirins jaraguaenses. Eles terão a tarefa de propor alterações, emendas e correções para melhorar a redação dos projetos. As propostas vão passar por deliberação das comissões mirins e, se aprovadas, vão para votação em plenário.

O Câmara Mirim 2022 acontece entre os dias 19 e 21 de outubro de forma online e poderá ser acompanhado através do canal da Câmara Federal no Youtube. Os projetos de lei aprovados durante o evento serão encaminhados aos deputados federais como sugestões para criação de novas leis.

Mirins poderão propor alterações nos projetos de lei que serão votadas em plenário Foto: Tiago Rosário/CMJS