Vereadores mirins vão à passeata contra exploração sexual infantil

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul vão participar da passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no próximo sábado, dia 21 de maio. O evento está sendo organizado e promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/JS). Alguns ex-parlamentares mirins também confirmaram presença no ato.

Várias entidades devem participar da caminhada. A concentração vai ocorrer em frente ao Museu da Paz, na Av. Getúlio Vargas, no Centro (em frente ao Terminal Urbano). A saída da passeata está programada para às 9h30. Os manifestantes vão caminhar até o Museu Histórico Emílio da Silva, no calçadão, com faixas e cartazes sobre o tema, que já foi abordado na Câmara Mirim este ano.

Em sessão no dia 27 de abril, duas vereadoras mirins jaraguaenses fizeram alertas em relação à exploração e ao abuso infantis. Natália Mews (EEB Prof. João Romário Moreira) se manifestou sobre o tema e apontou que a violência sexual é qualquer ação que uma pessoa – valendo-se de sua posição de poder e fazendo uso de força física, coerção, intimidação ou influência psicológica – obriga outra pessoa a ter, presenciar ou participar de interações sexuais ou a utilizar a sexualidade com fins de lucro, vingança ou outra intenção. Natália advertiu que esses atos podem ser praticados com o uso de armas e drogas, envolvendo pessoas de qualquer sexo ou idade.

Na mesma linha de raciocínio, a mirim Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão) propôs uma indicação legislativa direcionada à Prefeitura jaraguaense pedindo a criação de projetos de conscientização sobre o problema voltados aos estudantes da Rede Municipal de Ensino e seus familiares. Para Ana, prevenir o abuso sexual infantil é um dever das políticas públicas e das famílias. A indicação foi aprovada pela unanimidade dos vereadores mirins e enviada ao Executivo e à Secretaria de Educação para análise.

O coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, ressalta que essa será uma oportunidade de reflexão e um momento em que os jovens poderão se expressar sobre o assunto. “Vai ser muito importante para a formação desses adolescentes terem contato com as demais pessoas da sociedade jaraguaense que lutam e repudiam o abuso e a exploração infantil. Vai ser muito bom para os mirins saberem que não estão só nessa batalha”, afirmou.