Vereadores Mirins participam de encontro estadual em Florianópolis

Vereadores Mirins participam de encontro estadual em Florianópolis

Os Vereadores Mirins e Suplentes da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul participaram nesta quarta-feira (21), no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins . O evento reuniu mais de 500 estudantes catarinenses, com idades entre 9 e 15 anos, para promover a troca de experiências entre os vereadores integrantes das 75 Câmaras Mirins de Santa Catarina.

A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra, e Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. No período da tarde foram apresentados alguns projetos de sucesso envolvendo o trabalho das Câmaras Mirins: Projeto Câmara Mirim Infantil e Juvenil do município de Canelinha, Trabalho Regional das Câmaras Mirins proposto pela ACANOR (Associação de Câmaras Municipais do Noroeste do Estado de Santa Catarina) e Encontro Nacional de Câmaras Mirins promovido pela Câmara de Deputados em Brasília, DF (do qual Jaraguá do Sul já participou por 2 anos consecutivos).

Para o Coordenador do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul, Joel Luís Corrêa, “encontros como estes proporcionam aos parlamentares mirins conhecer outras realidades e avaliar o trabalho desenvolvido por eles em nosso município, confrontando ideias, pensamentos e projetos”.

Trinta e uma cidades catarinenses participaram do encontro.

O encontro também promoveu o programa Vereador Mirim, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com as Câmaras Municipais, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes, tornando conhecidas as funções e atividades desenvolvidas no Parlamento Estadual.