Vereadores Mirins participam de Encontro Estadual

Nesta quarta-feira (18), os 22 estudantes do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul, cumpriram agenda em Florianópolis, no X Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo da ALESC.

O evento – realizado no auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa – contou   com a participação de 500 estudantes de Santa Catarina.

Atualmente 78 Câmaras Mirins estão ativas no estado, por este motivo, a edição deste ano foi dividida em dois dias de atividades, para que todos pudessem participar. O objetivo é a troca de experiências e a possibilidade de conhecer melhor o legislativo estadual.

O evento possibilitou aos mirins acompanharem algumas palestras e também o relato da experiência de profissionais que tiveram a oportunidade de participar do programa vereador mirim quando crianças e adolescentes.

O ex-deputado jovem e atual vereador de Porto Belo, Diogo Santos e a ex-vereadora mirim e procuradora de Blumenau, Fernanda Fiuza, compartilharam os ensinamentos recebidos ao participar de programas institucionais de formação cidadã.

Na programação palestras com Israel Rocha Borba, apresentando a temática: Sim. Nós Podemos! e sobre o artigo 5º da Constituição Federal apresentado pelo Professor Pedro Cabral Filho.

A suplente mirim de Jaraguá do Sul, Emanuele Coelho Lehnert, declamou a poesia “Respeito”, de sua autoria.

O presidente Mirim Luis Eduardo Marquardt, destacou a organização do evento e o quanto a troca de experiências é importante para a formação dos vereadores mirins.

Para a vereadora Mirim Giullia Giampíccolo Lombardi as palestras apresentadas trouxeram muitos ensinamentos e conectaram as experiências dos participantes.

O Vereador Mirim Gustavo Henrique Petri destaca a necessidade de discutir mais sobre política e a importância que a mesma tem na vida das pessoas.

Para a suplente mirim Maria Eduarda Montecino Baratto é um privilégio participar de um momento como este. “Demonstra que a política não é só coisa de gente grande e que os adolescentes têm uma importância muito grande nestas discussões”, reflete.