Vereadores mirins participam de roda de conversa com representantes da Educação

Nesta quarta-feira (23), os vereadores mirins receberam, na Câmara, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do encontro, que contou com a participação de 12 profissionais, foi debater sobre como as aulas podem ser mais interessantes, na visão das próprias crianças e adolescentes.

Para que esta conversa refletisse o pensamento dos estudantes, foi solicitado aos Vereadores Mirins e Suplentes, que em conjunto com a equipe pedagógica da sua unidade de ensino entrevistassem os colegas de classe e de outras turmas, redigindo as sugestões, para que as mesmas fossem apresentadas nesta reunião.

As unidades de ensino que não fazem parte da rede municipal contribuíram com este momento, compartilhando através de relatos, as práticas exitosas que ocorrem em suas classes ou em outras turmas.

As propostas apresentadas pelos vereadores mirins serão encaminhadas ao Secretário de Educação. Os alunos trouxeram muitas sugestões relacionadas à prática de leitura, competições culturais, propostas de aulas em ambientes variados, entre outros.

Para o Professor André de Brito, o contato com os vereadores mirins foi muito importante. “Para nós como representantes da Secretaria de Educação foi muito boa esta troca de ideias. Foi o pontapé inicial de um projeto que será desenvolvido por muito tempo”, afirma.

A vereadora mirim Fernanda Gorges também gostou da experiência. Disse que esta troca de ideias deve acontecer mais vezes. “Todo mundo conseguiu se expressar”, comemora.

O coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa, acrescenta que o momento foi muito importante. A escolas se movimentaram para este momento na Câmara de Vereadores. “Eles (alunos) tiveram a oportunidade de dizer como querem que as aulas aconteçam. Vai contribui para o planejamento das atividades dentro da rede de ensino”, afirma Joel.

O presidente da Câmara, vereador Pedro Garcia também participou do encontro.