Vereadores mirins participam de Seminário de Iniciação 2024

Cerca de 60 vereadores mirins encheram o auditório do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Jaraguá do Sul (Issem) para prestigiar o Seminário de Iniciação de Vereadores Mirins nesta sexta-feira (15). O evento é desenvolvido no início da legislatura mirim pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e tem como objetivo fornecer subsídios essenciais aos vereadores mirins no exercício das suas funções nas Câmaras de Vereadores. Além de Jaraguá do Sul, mirins de Massaranduba e Guaramirim também estiveram presentes.

Durante o dia, a professora e doutoranda em História, Dandara de Oliveira, abordou com os jovens as questões relacionadas a Constituição Federal e o Poder Legislativo. Outra doutoranda em História, a professora Jéssica Duarte falou sobre o papel do vereador através do tempo e na atualidade.

No período da tarde, os jovens parlamentares tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de oratória com o professor Leonardo Ames, que é autor de três livros sobre o assunto e também já foi um vereador mirim.

O objetivo do Seminário é o de preparar os futuros líderes municipais desde o início de suas jornadas políticas, proporcionando conhecimento sobre tudo o que envolve a atividade parlamentar e oferecendo mais segurança para que possam desempenhar seus mandados com mais eficácia.

Mirins de Jaraguá, Massaranduba e Guaramirim participaram do evento Foto: Augusto Atherino Neves

Lea Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para Democracia da Escola do Legislativo da Alesc, agradeceu à Câmara Municipal de Jaraguá do Sul por receber e organizar o evento, parabenizou os mirins pela eleição que tiveram e destacou que é preciso que a sociedade participe das questões políticas para que seja construído um mundo melhor, assim como eles fizeram ao se candidatar a um cargo de vereador mirim.

“Vocês terão uma formação cidadã, uma formação para a democracia, para que a gente tenha cidadãos mais participativos, mais ativos nas suas comunidades, onde moram, porque só assim nós vamos fazer a diferença”, frisou.