Vereadores mirins propõem ações em calçadas de Jaraguá do Sul

Na sessão mirim realizada nesta quarta-feira (7) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins demonstraram preocupação com a situação das calçadas do município e aprovaram duas matérias que solicitam providências nesse sentido. As atividades foram acompanhadas por alunos do 9º ano da Escola Valdete Ines Piazera Zindars.

A primeira proposição aprovada foi um requerimento apresentado pela jovem parlamentar Esther Caroline Scherpinski, que pede ao Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo de Andrade Filho, informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar a situação dos coqueiros localizados na calçada da Rua Erwin Rux, próximo à empresa Oesa, no bairro Rio da Luz. Segundo a mirim, esses coqueiros estão obstruindo o tráfego de pedestres e suas raízes estão prejudicando a infraestrutura do local.

A segunda matéria aprovada foi apresentada por Vinicius Martins Velz, solicitando ao Executivo Municipal a realização de estudos para implantar calçadas em ambos os lados da Rua Irmão Leandro, no trecho que compreende desde o entroncamento com as ruas Erich Aben e RI 199, no bairro Vila Lenzi. O vereador mirim ressalta a ausência de calçadas nessa região, afirmando que será necessário escavar o barranco para abrir espaço para a construção. Ele adverte que a falta de calçadas nesse trecho torna o tráfego de pedestres perigoso, principalmente se houver veículos parados na área destinada ao estacionamento.

Com a aprovação dessas matérias, os jovens parlamentares de Jaraguá do Sul reforçaram a importância da melhoria das calçadas municipais, visando proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres. As duas proposições foram aprovadas pela unanimidade dos demais mirins e enviadas ao Executivo para ciência dos pedidos.

Ao final da sessão, o estudante Yuri Otávio de Carvalho afirmou que achou interessante todo o processo legislativo desempenhado pelos mirins, pois não fazia ideia de como eram os trabalhos na Câmara Municipal.

“E também porque são coisas que influenciam na minha vida. Agora eu sei como eles fazem o processo todo. Achei muito interessante”, destacou.

A presidente mirim, Laura Bianca de Souza, destacou que essa foi uma sessão muito interativa e produtiva. Ela chamou a atenção para o fato de que quase todos os vereadores mirins utilizaram a palavra para debater os projetos.

“Achei muito importante isso e muito legal da parte deles se soltarem mais”, ressaltou.