Vereadores mirins propõem melhorias no trânsito da cidade

Na sessão mirim realizada nesta quarta-feira (4) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os jovens legisladores aprovaram diversas indicações voltadas para aprimorar a mobilidade urbana e o trânsito da cidade. As propostas abrangem desde a implantação de ciclovias até a padronização de vias.

A vereadora mirim Clara Laffin propôs a realização de estudos pelo Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal competente, para a implantação de uma ciclofaixa em toda a extensão da Rua Luiz Sarti, no Bairro Nereu Ramos. A jovem parlamentar destaca que ao designar uma área exclusiva para ciclistas, tanto pedestres quanto motoristas de outros meios de transporte serão beneficiados com maior segurança.

Já o vereador mirim Kauã Henrique da Silva solicitou que o Executivo Municipal realize estudos para a instalação de placas de sinalização destinadas ao estacionamento de transporte escolar em frente à Escola de Educação Básica Professor Lino Floriani, no Bairro Santo Antônio. A justificativa dele ressalta a necessidade de garantir espaço adequado para o estacionamento dos ônibus escolares, evitando interferências no fluxo de veículos na área interna da escola.

Miguel Giovanella Camacho propôs que a Prefeitura estude a padronização da Rua José Lazzaris, localizada no Bairro Santo Antônio. Ele aponta para a desorganização na via, onde a direção do tráfego se inverte na metade da rua, resultando em confusão para os motoristas. Além disso, destaca a falta de uniformidade, evidenciando a necessidade de padronização do local.

O vereador mirim Vitor Neves Höpner propôs estudos para o bloqueio do canteiro central na rotatória localizada entre as Fases 1 e 3 da Via Verde, no Bairro Ilha da Figueira. Ele salienta o perigo enfrentado pelos pedestres que utilizam a rotatória para cruzar a rua, mesmo havendo uma faixa de segurança a poucos metros de distância.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo jaraguaense para ciência do pedido.