Vereadores mirins realizam mais uma sessão e três tomam posse

Na manhã desta quarta-feira (25), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a quarta sessão ordinária de 2021 na Câmara Municipal, ainda sem público por conta da pandemia de coronavírus. Três mirins titulares (Bianca Isabela Vaz, Daniela Laís Dauhs e Braian Eugenio Rebelatto) cederam seus lugares para seus suplentes poderem experimentar a prática legislativa. Catherine Franzner (EMEB Cristina Marcatto), Isabella Stechechen (EMEB Guilherme Hanemann) e Giovana Raitz (EEB Euclides da Cunha) assumiram uma cadeira cada uma na Câmara mirim. As três propuseram matérias para serem votadas nesta sessão.

Giovana Raitz (EEB Euclides da Cunha) assina o termo de posse na Câmara Mirim

A primeira delas, da vereadora mirim Catherine Franzner, uma indicação que solicita ao Executivo a implantação de uma faixa de pedestres na Rua Victor Rosemberg, próximo ao n° 122, no bairro Vila Lenzi. Ela alega que ocorreram muitos acidentes no lugar, já que os carros passam em alta velocidade.

A segunda, de Isabela Stechechen, também uma indicação, pede à Prefeitura jaraguaense a implantação de uma faixa de pedestres elevada em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Onélia Muller Ersching, na Rua Arco Íris, no bairro Jaraguá 99. A jovem parlamentar adverte que, durante a entrada e a saída das crianças do CMEI, é bastante perigoso fazer a travessia no local devido à quantidade de veículos que transitam por ali.

Isabela também foi autora de um requerimento que solicita à Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte informações acerca de planos de melhorias do trânsito em frente à empresa Malwee, localizada na Rua Bertha Wegge, na Barra do Rio Cerro. A intenção é de solucionar o grande entrave que é formado na via durante os períodos de entrada e saída de funcionários, que causa enormes congestionamentos.

Giovana Raitz propôs um requerimento solicitando ao Governo de Santa Catarina informações sobre a ampliação da escola onde ela estuda, a EEB Euclides da Cunha. Ela aponta que não há espaço físico suficiente para contemplar a biblioteca, o laboratório de informática e outros laboratórios da unidade, importantes para atividades extracurriculares.

Outras duas matérias foram votadas durante a mesma sessão:

De Nayla Gabrielli Voltolini (EMEB Waldemar Schmitz), indicação para pavimentar o trecho sem cobertura asfáltica da Rua Antônio Ribeiro, no bairro Ilha da Figueira, já que, segundo ela, o logradouro é caminho para muitos estudantes e em dias de chuva fica complicado transitar no local por conta dos buracos e da lama.

E de Maria Carollini Maes (EMEB Marcos Emilio Verbinnen), indicação que solicitou à Prefeitura de Jaraguá do Sul a pintura das cabeceiras de pontes e viadutos do município através de grafites de artistas locais, a fim de colorir e embelezar ainda mais a cidade.

Todas as matérias foram aprovadas pela unanimidade dos mirins e encaminhadas aos órgãos competentes para análise. A próxima sessão mirim será no dia 22 de setembro, às 9h.

Confira a sessão:

Sessão Mirim - 25/08/2021