Vereadores mirins realizam primeira sessão ordinária

Quarta-feira, 31 de maio de 2017, uma tarde especial para os vereadores mirins de Jaraguá do Sul e seus suplentes. Depois da cerimônia de diplomação e posse no dia 17 deste mês, foi realizada a primeira sessão ordinária comandada pelos estudantes.

Kelly Cristina Martins, presidente da mesa diretora (pela 2ª legislatura) abriu os trabalhos da tarde tendo ao seu lado os demais membros: Gabriel Francisco Burger, vice-presidente e Maria Eduarda Montecino como 2ª secretária. A 1ª secretária da mesa, Luiza Kauling não pode participar por motivos de saúde.

Os vereadores realizaram todas as etapas de uma Sessão Ordinária normal: expediente, momento da presidência, ordem do dia e palavra livre. 16 indicações foram lidas e deverão ser apreciadas na próxima sessão do dia 14 de junho.

A sessão contou com a presença do presidente do Legislativo jaraguaense, Pedro Garcia e teve até votação simulada de uma indicação, para que os vereadores mirins pudessem testar o painel eletrônico de votações.

Alguns vereadores também fizeram o uso da palavra para comunicados.

O programa

O programa Vereador Mirim é realizado pelo Legislativo de forma ininterrupta desde 2013. Outras edições também ocorreram em 2005, 2007 e 2011.

O coordenador do Programa, Joel Luís Corrêa, ressalta que o trabalho a ser realizado com os vereadores mirins irá muito além do que apenas reproduzir as sessões legislativas. “Ele contemplará uma série de estudos e visitas que buscam a construção do caráter cidadão do jovem estudante”.

Os vereadores se reúnem na Câmara toda quarta para deliberações e as sessões ocorrerão a cada 15 dias.