Vereadores mirins tomam posse e elegem mesa diretora

O plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul recebeu, pela primeira vez em 2024, uma sessão dos vereadores mirins do município na tarde desta quarta-feira (6). Os jovens parlamentares tomaram posse de seus cargos realizando o tradicional juramento e assinando o termo de posse. A partir de agora, eles estão aptos a exercer a vereança, propor matérias legislativas que melhorem a vida da população jaraguaense e a participar das sessões mirins.

Para falar, em nome de todos os vereadores mirins, o jovem Augusto Henrique de Mello agradeceu a comunidade escolar que elegeu os 11 vereadores mirins e seus suplentes. Disse que está honrado em representar sua comunidade e ressaltou que os jovens precisam ser ouvidos e incluídos no processo democrático da sociedade, assim como é feito através do Programa Vereador Mirim.

“O nosso papel na Câmara de Vereadores é de extrema importância, pois representamos a voz de uma parcela significativa da população e muitas vezes não é representada no Poder Legislativo. É crucial que haja uma maior participação e inclusão dos jovens no processo político, pois nossas perspectivas, ideias e preocupações são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas”, salientou Augusto.

Ao final da sessão, vereadores mirins posam para foto com autoridades Foto: Tiago Rosário/CMJS

Confira quem são os vereadores mirins de 2024:

VEREADORES UNIDADE ESCOLAR
Matheus Gabriel Esquinca Barros Venancio E.M.E.B. Waldemar Schmitz
Riquelme Dultra Freitas dos Santos E.M.E.B. Cristina Marcatto

Eleição da Mesa Diretora

Após a cerimônia de posse, ocorreu também no plenário da Câmara a sessão de eleição da Mesa Diretora Mirim para o primeiro semestre de 2024. A jovem Alícia Clara Dauer foi eleita a presidente, Mayanne Macalli a vice, Heloisa Ronchi de Araujo a primeira secretária e Anna Gabriela Safanelli será a segunda secretária.

Agradecendo os votos recebidos, a presidente Alícia prometeu se esforçar para fazer dessa oportunidade uma das melhores partes de sua vida. “Vou fazer de tudo para que esse seja um dos melhores anos aqui na Câmara Mirim”, frisou.

Alícia, Mayanne, Heloisa e Anna formam a mesa diretora do primeiro semestre de 2024 Foto: Tiago Rosário/CMJS

A primeira sessão mirim, sob a presidência de Alícia, ocorre no dia 20 de março, às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.