Vereadores Mirins vão a Brasília

A Câmara de Vereadores aprovou em votação única, na sessão desta quinta-feira (21), Projeto de Resolução nº 8/2017, da mesa diretora, autorizando viagem de servidores a Brasília no mês de outubro. Trata-se da participação de cinco Vereadores Mirins, acompanhados de dois servidores efetivos, no Programa da Câmara dos Deputados.

O evento no Congresso Nacional ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro.

O Câmara Mirim é um programa de educação para a democracia, promovido pelo Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados. Ele simula todos os passos para a aprovação de um projeto de lei. No encontro em Brasília, os vereadores mirins de Jaraguá do Sul vão virar deputados, discutindo e votando três projetos de lei selecionados.

Da Inscrição das Câmaras Mirins Municipais

As Câmaras Mirins Municipais interessadas em participar da programação, se inscreveram por meio de e-mail até 29 de junho de 2017. Ao todo foram 100 vagas para vereadores(as) mirins, sendo que cada uma das Câmaras Municipais poderia levar, no máximo, 10 vereadores(as) mirins. Caso houvesse maior número de Câmaras Mirins Municipais interessadas em participar, seria realizado um sorteio entre elas. O sorteio englobaria até 15 (quinze) Câmaras Mirins Municipais, para formação de lista de espera.

Do Resultado da Inscrição:

No dia 01 de agosto recebemos um e-mail (anexo) informando que a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul foi selecionada para participar do Câmara Mirim 2017.

Câmaras Municipais selecionadas:

– Belo Horizonte (MG)

– Biguaçu (SC)

– Blumenau (SC)

– Gaspar (SC)

– Jaraguá do Sul (SC)

– Ponta Grossa (PR)

– São Francisco de Assis (RS)

– Serra (ES)

– Varginha (MG)

Atividade em Brasília

Em 19 de outubro, acontecerá a Reunião Mirim de Comissão, em Brasília-DF. É uma simulação de reunião de comissão especial, em que as crianças discutirão os projetos. Coroando todo esse processo, no dia seguinte, 20 de outubro, ocorrerá a Sessão Mirim. É uma simulação de uma sessão ordinária no Plenário da Câmara dos Deputados. Os estudantes terão oportunidade de discutir os três projetos vencedores do Câmara Mirim e dar o seu voto em cada um deles.

Projetos que serão discutidos e votados Brasília pela Câmara Mirim

– Padronização da data de fabricação e validade dos produtos
Autora: Bianca França Oliveira – Cidade: Presidente Médici/RO – 7º ano

– Tradução dos documentos de refugiados