Vereadores mirins jaraguaenses participam da Conferência Regional

Na última quarta-feira (05), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul marcaram presença na Conferência Regional de Vereadores Mirins, realizada no Centro Esportivo Municipal de Massaranduba. O encontro contou com a participação de 120 vereadores e vereadoras mirins das Câmaras de Massaranduba, Joinville, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.

A conferência, promovida pelas Escolas do Legislativo da Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu), Escolas do Legislativo da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e pela Câmara de Vereadores de Massaranduba, teve o apoio do Colegiado de Coordenadores das Câmaras Mirins da Avevi. O evento foi uma oportunidade para os jovens parlamentares aprenderem sobre política, trocarem experiências e debaterem temas atuais, como saúde mental e prevenção da dependência tecnológica.

O presidente da Câmara Mirim de Massaranduba, Bruno Glatz, falou em nome dos demais presidentes e destacou a importância da conferência como uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento do projeto dos vereadores mirins. Glatz ressaltou o compromisso dos jovens parlamentares em representar os interesses e necessidades de seus colegas e cidadãos.

O coordenador da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi, o vereador de Corupá Lairton Müller, enfatizou a importância das oficinas e palestras ministradas durante a conferência, especialmente aquelas relacionadas à saúde mental e dependência tecnológica. Segundo Müller, foi um momento de grande aprendizado para os estudantes presentes.

O presidente da Avevi, vereador de Schroeder Ildemar Zoz, agradeceu a parceria da Alesc e da Câmara de Massaranduba na realização da conferência. Ele parabenizou os coordenadores das câmaras mirins pelo trabalho desenvolvido nos programas e pelos temas selecionados para o evento. Zoz ressaltou a participação dos vereadores e vereadoras mirins e fez um pedido para que eles auxiliem na divulgação do papel do vereador, que muitas vezes não é plenamente compreendido pela sociedade.

Após dar as boas-vindas aos participantes da conferência, o presidente da Câmara de Vereadores de Massaranduba, Arno Roberto Rohweder, solicitou que todos os presentes ficassem mais atentos e se informassem sobre as leis orgânicas de seus respectivos municípios, além dos regimentos internos das câmaras de vereadores.

Joel Corrêa ressalta que é importante que os mirins participem de eventos como esse em busca da troca de experiências e de outras visões proporcionadas pelo contato com outros jovens. Ele também lembra que os trabalhos realizados pelos adolescentes se refletem nas comunidades onde eles estão inseridos e que atividades como essa enriquecem a bagagem cultural e social para que eles realizem esses trabalhos.

“Não estamos formando políticos. Nós estamos formando cidadãos mais conscientes principalmente dos seus deveres e dos seus direitos”, frisa o coordenador.

Vereadores mirins da região posam para foto ao final do evento Foto: divulgação