Vereadores pedem prioridade a profissionais da assistência social na vacinação

Na sessão dessa terça-feira (2), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram uma moção de apelo para que Governo do Estado inclua os profissionais do Sistema Único de Assistência Social no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A moção é de autoria de Nina Santin Camello (PP) e Luís Fernando Almeida (MDB).

Nina frisou que os assistentes sociais são profissionais que estão na ponta do sistema atendendo às pessoas que estão sofrendo com a pandemia e estão em contato direto elas, correndo o risco de serem contaminados pelo coronavírus. Ela também argumentou que os serviços de assistência são essenciais, conforme o decreto n°10282/2020 do próprio Governo Estadual, e não podem parar, principalmente durante a pandemia.

A vereadora lembrou que em 2020 a Secretaria de Assistência Social de Jaraguá do Sul concedeu mais de 30 mil benefícios do Auxílio-Cidadão – de janeiro até novembro. Mais do que o dobro em relação a 2019, quando foram concedidos cerca de 13 mil auxílios. Para ela, isso mostra o quanto o trabalho no setor aumentou.

“Devemos reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais com moradores de rua. Mesmo seguindo os protocolos e regras sanitárias, estes profissionais não se eximem do risco de contágio do COVID-19, por maior que seja o cuidado”, advertiu a parlamentar.

Confira a discussão da moção:

Sessão Ordinária - 02/03/2021