Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Vereadores pedem reabertura do posto de saúde do bairro Vieira

COMPARTILHE

A Unidade Básica de Saúde Alwin Muller, no bairro Vieira, foi tema de duas matérias votadas nesta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A primeira delas foi uma moção de apelo dos vereadores Jeferson Cardozo (PSL), Sirley Schappo (Novo) e Rodrigo Livramento (Novo). A segunda foi uma indicação da vereadora Nina Santin Camello (PP). As duas proposições continham o mesmo pedido: a reativação da UBS.

A informação repassada da Prefeitura aos vereadores é que esta UBS foi fechada para dar lugar a outro prédio maior e com mais recursos de acessibilidade.

A vereadora Nina lembrou da audiência de prestação de contas da Saúde, ocorrida na Câmara em maio, em que técnicos da pasta relataram a situação do posto de saúde do Vieira. Segundo ela, existe um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre a Prefeitura e o Ministério Público que determina a realização de obras para adaptação dos prédios das UBS jaraguaenses a fim de oferecer toda a acessibilidade para pessoas com deficiência e conforto aos usuários. No caso da UBS Alwin Muller, a opção foi por um novo prédio, já contando, inclusive, com um terreno adquirido pela Prefeitura.

Porém, os parlamentares argumentam que é preciso manter a UBS atual aberta até que o novo posto esteja aberto, mesmo que não ofereça toda a acessibilidade e conforto necessários. Atualmente, os moradores do Vieira que necessitarem de atendimento precisam se deslocar até os bairros João Pessoa e Águas Claras.

O texto da moção ainda adverte que há uma grande quantidade de idosos no bairro Vieira que carecem de atendimentos médicos constantemente e que poucos têm meio de transporte para o deslocamento. Os vereadores sugerem que uma unidade de caráter emergencial seja implantada naquela região para suprir a demanda até que a nova unidade seja entregue à população.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 08/06/2021