Vereadores propõe soluções para filas em hospitais de Jaraguá do Sul

Na sessão desta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Anderson Kassner ressaltou que essa semana a imprensa da região mostrou que o deputado estadual Vicente Caropreso afirmou que Jaraguá do Sul precisa de uma unidade de emergência para atender ocorrências 24 horas por dia para atender a população, como uma unidade de pronto atendimento (UPA). Kassner afirmou que desde 2017 vem cobrando essa demanda da Administração Municipal e conversando com autoridades para colocá-la em prática. Ele alerta que o município precisa urgentemente de uma unidade dessas para desafogar o Pronto Atendimento do Hospital São José.

Segundo o vereador, a Prefeitura jaraguaense já tem alguns imóveis onde é possível implantar UPAs e que já conversou com o prefeito Jair Franzner, que se colocou à disposição para levar a ideia adiante. Kassner sugere que mais duas unidades de pronto atendimento sejam implantadas em Jaraguá do Sul: uma no bairro Barra do Rio Cerro e outra em Nereu Ramos ou Ilha da Figueira, levando em conta as demandas de cada região.

“Tem que ver onde está a maior demanda. Mas eu tenho certeza que nós temos que fazer. Para desafogar o pronto socorro do São José”, advertiu.

Jeferson Cardozo disse que transformar Jaraguá do Sul em uma Regional da Saúde do Estado foi um erro, pois agora há moradores de muitos outros municípios sendo atendidos em Jaraguá e criando filas enormes nas unidades hospitalares da cidade. Segundo ele, muitos moradores jaraguaenses estão reclamando da demora para serem atendidos, pois os hospitais e unidades de atendimento estão lotados.

Ele lembra que, em 2021, a macrorregião Nordeste do Estado foi dividida em duas partes em relação à Saúde: a Regional de Joinville e a 17 Regional de Jaraguá do Sul, que abrangeu os municípios do Vale do Itapocu, como Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, com cerca de 300 mil habitantes. Antes, todas essas cidades faziam parte da região joinvillense. A ideia era de que os municípios tivessem uma estrutura do Governo Estadual mais próxima, dando mais agilidade para as demandas na área da Saúde, sejam em recursos para hospitais ou para realização de procedimentos cirúrgicos da população.

O vereador Luís Fernando Almeida lembrou que na época em que autoridades e a população de Jaraguá do Sul pediram para que o município saísse da Regional de Joinville e fosse transformado em uma Regional de Saúde própria, ele alertou que alguns efeitos colaterais surgiriam, como a transferência de pacientes de outras cidades para Jaraguá. “Falei das consequências que iam chegar e chegaram”, adverte.

Para Almeida, uma das soluções possíveis para o problema é a de pressionar as autoridades dos municípios que agora estão sendo atendidos por Jaraguá do Sul para que auxiliem com o repasse de verbas a fim de ajudar na manutenção das atividades e na qualidade do serviço prestado. O parlamentar afirma que Jaraguá do Sul não pode arcar sozinho com todas as despesas que demandam o atendimento em Saúde.

“Precisa ter agora essa discussão. Precisamos ter contrapartidas de municípios vizinhos para que a gente possa ampliar e atender a todos. Sejam os jaraguaenses ou dos municípios vizinhos. Que todos tenham Saúde de qualidade”, ressalta.